Ícone do site Folhadamanha

Acip prevê a criação de 200 novas vagas temporárias no fim de ano

Tais empregos são gerados pelo grande crescimento comercial nesse período de final de ano, em decorrência da alta procura na Black Friday, Natal e Ano Novo / Foto: Reprodução

Vinícius Borges

 

PASSOS – O comércio de Passos deve gerar cerca de 200 vagas de emprego temporário neste período de fim de ano. Segundo informações da Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip), as contratações começaram em outubro e a previsão é que novos funcionários atuem até o mês de janeiro de 2025.

O presidente da Acip, Renato Mohallem Santiago, afirma que a abertura de vagas temporárias neste ano é maior que a do ano passado. Segundo ele, o crescimento reflete a expectativa de alta no movimento com a Black Friday e o período de Natal e Ano Novo.

A maioria das vagas, aponta Mohallem, costuma ocorrer nos setores do comércio de vestuário, brinquedos, restaurantes e lojas de departamentos. Estes são os segmentos que devem gerar maior número de vagas, acompanhando o ritmo de aumento nas vendas.

“Há uma previsão de aumento na demanda de vagas nas áreas de vestuário e brinquedos, além de um movimento positivo em restaurantes e lojas de departamentos, que devem intensificar a contratação de funcionários temporários para atender o fluxo de consumidores no final de ano”, informa a Acip.

Em relação à média salarial, as vagas temporárias variam conforme o cargo, mas, de maneira geral, os trabalhadores contam com salário base e comissão. Esses empregos devem se estender de novembro a janeiro, acompanhando o período de pico das vendas.

“A previsão é de alta nas vendas durante o período que vai da Black Friday até o Natal. Para dar conta dessa demanda, o varejo e outros setores estão abrindo vagas temporárias”, disse o presidente da Acip.

“O final de ano em Passos sempre traz um crescimento considerável na movimentação do comércio. As pessoas começam a comprar presentes de Natal, assim há um grande aumento no consumo de produtos como roupas, brinquedos e alimentos típicos da época. Isso faz com que a demanda por empregos temporários seja bastante significativa”, afirma o comerciante do ramo de acessórios e variedades Ednaldo Luiz Costa.

Segundo ele, as vagas temporárias podem render efetivação para funcionários. Existe uma chance real de efetivação para os trabalhadores temporários, principalmente, para aqueles que se destacam durante o período de maior movimento. Quando há um bom desempenho, seja no atendimento, organização ou no aumento das vendas, a possibilidade de contratação efetiva no início do próximo ano aumenta bastante. No nosso caso, sempre que podemos, procuramos manter os melhores profissionais”, afirma Ednaldo.

Sair da versão mobile