Destaques Geral

Ação ‘Mãos Dadas ao Trabalhador’ promove campanha para formalização

20 de dezembro de 2023

Foto: Divulgação.

Tamiris Figueiredo

PASSOS – A Ação Mãos Dadas ao Trabalhador (A.M.D.T) quer se transformar em uma associação. Criada em Passos em 2021 durante a pandemia de covid-19 para a ajudar pessoas que perderam emprego ou fonte renda a encontrarem colocação no mercado de trabalho, a AMDT tem como objetivo ampliar o número de atendimento.

Idealizado por três amigos, a iniciativa tomou corpo por meio das redes sociais. “O retorno positivo e a inserção bem-sucedida de pessoas no mercado de trabalho motivaram a transformação da ação voluntária em uma associação, buscando formalização e estruturação para ampliar ainda mais seu impacto”, afirma Douglas Quintino, estudante de Gestão de RH e mentor do projeto.

A equipe da AMDT tem seis profissionais de áreas diferentes que contribuem com as habilidades como Quintino, Jussara Freire, administradora de empresas, Fernando Assis, assistente social, Amanda Freire, assistente social, Karoline Carvalho, advogada, e Joicy Nogueira Freire, psicóloga.

Segundo Quintino, a Ação Mãos Dadas tem como objetivo oferecer suporte e orientação a pessoas desempregadas. Ele afirma que a intenção é criar uma associação de amparo ao trabalhador, expandindo as atividades além das redes sociais. Segundo ele, o diferencial da associação está na oferta de assistência direta, proporcionando suporte presencial e gratuito.

De acordo com o estudante de Gestão de RH, a instituição vai fazer uma campanha para arrecadar verba para a formalização da associação.

“Estamos nessa fase de transição, parceiros chegando e, para isso, a gente demanda oficializar, formalizar em cartório. A gente está para realizar uma campanha para arrecadar fundos para poder formalizar. Existe estatuto, cartório e não é barato”, disse. A meta é conseguir em torno de R$ 2 mil por meio de uma vaquinha realizada via Pix (CPF – 08390889650).

“Pretendemos incluir nas nossas ações também a conscientização sobre a importância do trabalho, orientação técnica desde a elaboração de currículos até entrevistas de emprego, e a promoção de palestras e workshops para qualificação profissional”, afirma.

Quintino também aponta que a associação pretende estabelecer parcerias estratégicas, com foco não apenas em empresas, mas em profissionais voluntários que contribuam para o projeto de forma solidária. “A intenção é criar um banco de dados que permita a distribuição eficiente de informações sobre vagas de emprego e oportunidades de qualificação”, disse.