22 de novembro de 2024
No mês passado a região abriu 732 novos estabelecimentos, segundo o Jucemg / Foto: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – No mês passado, 732 empresas foram abertas nos 27 municípios da região. O número é 12,27% maior que o registrado em outubro de 2023, quando 652 empresas foram constituídas. Em setembro deste ano foram abertos 705 novos empreendimentos.
Os dados são do relatório de registros mercantis divulgado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). A autarquia é responsável pelo registro e arquivamento de atos como constituição, fusão e extinção de empresas em território mineiro.
Segundo a Jucemg, 18 municípios da região registraram alta no número de empresas abertas no mês passado na comparação com o mesmo período de 2023.
Destaque para o município de São Roque de Minas que teve aumento de 275%, a maior evolução da região em número proporcional. No município foram abertas quatro empresas em outubro do ano passado. No mesmo período deste ano o número saltou para 15.
Fortaleza de Minas e Claraval também registraram alta significativa na abertura de empresas em outubro deste ano. Em Fortaleza de Minas, nove empresas foram abertas em outubro de 2024. No mesmo mês do ano passado, o município teve três registros de abertura.
Já em Claraval, um estabelecimento foi formalizado em outubro do ano passado, número que subiu para três no mesmo mês de 2024, o que corresponde em aumento de 200%.
O município de Passos formalizou a abertura de 219 empresas no mês passado, com aumento de 21,67%%, em relação ao mesmo período de 2023, quando 180 estabelecimentos foram abertos.
São Sebastião do Paraíso registrou alta de 5,15%. Em outubro de 2023, o município abriu 97 novos empreendimentos, passando para 102 no mesmo período deste ano.
Em Piumhi, que teve 71 empresas abertas em outubro deste ano, houve aumento em 5,97% na comparação com o mesmo período de 2023, que teve 67 novos estabelecimentos formalizados.
Oito municípios da região tiveram queda no número de estabelecimentos abertos nos dois períodos pesquisados. Em Capetinga, duas empresas foram abertas no mês de outubro deste ano, sendo que no mesmo período do ano passado foram cinco novos empreendimentos, o que corresponde a uma queda de 60%.
A mesma porcentagem de queda também foi registrado em Pimenta, que passou de 15 estabelecimentos instituídos em outubro do ano passado, para apenas seis no mês passado.
O município de Carmo do Rio Claro (39 empresas) manteve o número de abertura de novos empreendimentos constituídos nos dois períodos pesquisados.
O Painel Interativo do Jucemg considera, para fins estatísticos, empresas do tipo jurídico Cooperativa, Eireli, Empresário Individual, Sociedade Anônima (SA) e Sociedade Empresária Ltda, podendo ser empresa normal, de pequeno porte ou ainda microempreendedores (ME).
Segmentos
No setor de serviços foram abertos 471 novos empreendimentos no mês passado na região, o que corresponde a 64,35% de todas as empresas constituídas nesse período.
Em Passos foram 137 novos estabelecimentos desta natureza, seguido por São Sebastião do Paraíso (63) e Piumhi (49).
No segmento de comércio foram 191 novas empresas, sendo 26,1% do total de constituições no mês passado na região.
Já o setor de indústria teve 70 novos registros de empresas, sendo 9,55% do total, com destaque para Passos (26 estabelecimentos), São Sebastião do Paraíso (nove) e Alpinópolis e Piumhi (sete cada).
Todos os municípios da região registraram igual ou maior constituição de empresas no setor de serviços, com exceção de Bom Jesus da Penha, Claraval, Nova Resende e Pratápolis que tiveram maior abertura de estabelecimentos no setor de comércio.
Extinção
A Jucemg apontou 381 extinções de empresas no mês de outubro deste ano na região, aumento de 18,69% em relação ao mesmo mês do ano passado, que registrou o fechamento de 321 empresas.
Em Passos, foram 115 fechamentos de empresas no mês passado, ante 90 em outubro de 2023, alta de 27,78% em comparação com os dois períodos.
São Sebastião do Paraíso registrou 53 fechamentos em outubro do ano de 2023 e passou para 55 extinções no mês passado, alta de 3,77% no número de estabelecimentos extintos.
Piumhi teve 30 fechamentos em outubro do ano passado, subindo para 40 pelo mesmo período deste ano, o que corresponde em alta de 33,33%.