Leonardo Pedro
PASSOS – O treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão na decisão da Supercopa do Brasil, vencida pelo Alviverde sobre o Flamengo. O português foi punido em dois jogos de suspensão em torneios organizados pela CBF.
O árbitro Wilton Pereira Sampaio, que havia advertido Abel com cartão amarelo no primeiro tempo, justificou a expulsão na súmula apontando que o técnico do Palmeiras “protestou contra a arbitragem dando um soco no ar e chutando o microfone”.
Com isso, o português perderá o primeiro confronto da Copa do Brasil e a primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A decisão não afeta o jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista, contra o São Bernardo, neste sábado, 11, pois o torneio é organizado pela Federação Paulista de Futebol.
O Palmeiras ainda pode entrar com efeito suspensivo, já que a decisão foi em primeira instância. O auxiliar Vitor Castanheira também foi expulso na Supercopa e recebeu um jogo de punição.
Essa foi a sexta expulsão do comandante alviverde desde sua chegada ao Brasil, em novembro de 2020. Ao todo, ele soma 41 cartões recebidos, sendo 35 amarelos e seis vermelhos. O treinador considera que parte das advertências são uma espécie de perseguição da arbitragem. Apesar de tentar diminuir o tom das reclamações, ele já recebeu três cartões em 2023.