Variedades

A história dos Panteras Negras

17 de maio de 2024

Nova série conta a história real da fuga do fundador dos Panteras Negras, que envolveu a produção de um filme falso / Foto: Divulgação

O movimento pelos direitos civis da comunidade negra nos Estados Unidos teve vários personagens emblemáticos, como Malcom X e Martin Luther King, que influenciaram muitas pessoas na década de 1960. Uma delas foi o jovem universitário negro Huey Newton que, em 1966, junto ao seu amigo Bobby Seale, fundaram os Panteras Negras, um partido político que tinha como base combater a violência policial contra a comunidade afro-americana. O grupo defendia a autodeterminação do povo preto e a autodefesa armada, realidade contemplada pelos direitos civis americanos. Além disso, os Panteras Negras realizavam uma série de ações públicas em benefício à comunidade.

Por conta do seu caráter revolucionário, o partido nunca foi bem visto pelas autoridades norte-americanas, que estavam mais interessadas em sufocar os protestos pelos direitos civis do que, de fato, combater as desigualdades do país. Diversos membros do partido foram perseguidos, incluindo o próprio Huey Newton que, em 1974, foi acusado de cometer um assassinato. A nova série da Apple TV, “The Big Cigar”, irá contar a história mirabolante da fuga do ativista para Cuba, onde se refugiou por cerca de três anos. Com seis episódios, a produção original chegará na plataforma de streaming nesta sexta, dia 17 de maio, e terá estreias semanais, sempre às sextas-feiras.

Na série, André Holland irá interpretar o carismático Huey Newton que, quando a história começa, já era uma figura conhecida entre os norte-americanos. Caçado pelo FBI, Newton percebe que, por mais que ele se esconda, é só uma questão de tempo para ser encontrado – a não ser que ele consiga sair do país. Com todas as opções parecendo um plano suicida, Bobby e alguns aliados irão contar com a ajuda de Bert Schneider, produtor de filmes muito famoso da época. Assim, eles irão começar as filmagens de um filme falso, chamado de “The Big Cigar”, para tentar levar Newton, clandestinamente, para Cuba.