Ícone do site Folhadamanha

“A comunicação precisa acompanhar as transformações digitais”, diz Rafael Angeli

Foto: Reprodução

O Grupo Folha da Manhã vem se modernizando a cada ano e buscando, com o jeitinho de interior, seguir os avanços da tecnologia mundial. O jornal impresso segue como um produto gourmetizado para aqueles leitores assíduos que têm o encantamento de pegar o jornal na mão e devorar as notícias de Passos e região. Mas, no sentido de melhorar ainda mais e trazer novos conteúdos, com novas formas de apresentação, muitas ações estão sendo realizadas para esta mudança e acompanhamento dos novos tempos. Um time de articulistas renomados em nível nacional é uma das propostas do grupo. Hoje, a Folha da Manhã entrevista Rafael Angeli, 36 anos, natural de Belo Horizonte, graduado em Marketing, com especialidade em Comunicação Digital, Design Thinking e Comunicação Corporativa, que desde o dia 04 de abril deste ano compõe este seleto corpo de articulistas. Ele é publicitário e marketeiro político, especializado em Comunicação 5.0 e Inteligência Artificial.

FM – A inteligência artificial vem ganhando campos nunca antes imaginado. Este é um dos temas que você trará para os leitores da Folha todas às quartas-feiras. Qual a sua relação com esta ferramenta tecnológica que simula a capacidade humana de aprender, raciocinar e resolver problemas?

Angeli – Este assunto me encanta, me estimula a continuar estudando, tanto que estou cursando MBA em Inteligência Artificial para Negócios, com a previsão de conclusão em dezembro 2025. Mas minha atuação sempre foi nesta área de Comunicação, Marketing, Digital, Planejamento, Gerenciamento de Equipe. E, para me aprimorar fiz diversos cursos como: e-Commerce, que proporciona ao lojista alta performance, com recursos projetados sob medida para seu modelo de negócio; AdWords, para quando as pessoas pesquisarem no Google usando uma de suas palavras-chave, o seu anúncio poderá ser exibido próximo aos resultados de pesquisa. Também o Google APPS, de aplicativos da web que aumentam a produtividade; o WordPress, que é uma plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos padrões web e na usabilidade; o Google Apps + Postini / Google Cloud Connect / Chromebooks; dentre outros.

FM – Qual a sua atuação profissional, para que nossos leitores saibam quem é o Rafael Angeli, nosso novo colaborador da Folha?

Angeli – Ah, sim, fui integrante do Gabinete de Transição da Presidência da República do Brasil, no Grupo Técnico de Comunicação Social, tendo ingressado em novembro de 2022. Estou como Diretor  de comunicação no Partido Avante Nacional; Fui Coordenador de Mídias Digitais na Associação Mineira de Municípios (AMM); acumulo como Assessor Técnico do Governo do Estado de Minas Gerais, na Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais (Núcleo de Consulta Pública); Assessor Técnico da Agência de Desenvolvimento da RMBH; Coordenador de Marketing do Partido Trabalhistas do Brasil (PTdoB); Coordenador de comunicação na Assembleia Legislativa de MG; Coordenador de comunicação na Câmara dos Deputados; Colunista      de Tecnologia      e          comunicação  do        Portal  UAI,     projeto MundoElas e palestrante convidado das faculdades PUC Minas, Una, Pitágoras, Estácio de Sá, Faculdade Del Rey.

FM – Você também tem atividades as quais ajudou a desenvolver, pode dividir conosco?

Angeli – Claro, sou co-fundador e coordenador do Projeto INTEGRAMINAS. O Projeto visa a padronização de todos os e-mails da rede pública municipal e estadual com o objetivo de facilitar o acesso à informação de interesse dos gestores público, promover a articulação entre as prefeituras e abrir um canal direto e ágil para as suas relações com o governo do Estado. Participei na organização do evento que trouxe a Minas Gerais o Vice- presidente mundial da google, VintCerf, que ministrou a palestra “A internet do futuro”. Como gerente de comunicação Nacional do Partido Avante, atuo no planejamento de comunicação das ações em âmbito nacional, acompanhamento dos prestadores de serviço (agencias, institutos de pesquisa), organização dos eventos, implantação da Inteligência Artificial do Avante, implementação e coordenação do sistema de EAD, e aplicativos de gestão interna.

FM – Vamos então, falar do consumo de mídias. Depois da pandemia houve uma mudança significativa. Como fica essa mudança de comportamento especialmente para os jornais impressos?

Angeli – As buscas por produtos como os jornais impressos após a pandemia, o consumo de mídias mudou de forma significativa, com uma forte migração para o digital. As pessoas passaram a buscar informações de forma mais rápida, personalizada e acessível, impulsionando o crescimento das plataformas online. No entanto, os jornais impressos ainda mantêm um valor importante: oferecem uma experiência mais reflexiva, aprofundada e confiável para quem aprecia a leitura com calma, sem distrações. O impresso continua sendo símbolo de credibilidade e tradição, especialmente para um público que valoriza o ritual da leitura física.

FM- Como vê efetivamente o futuro do jornal Folha da Manhã?

Angeli – Com credibilidade consolidada ao longo dos anos, o jornal Folha da Manhã dará passos firmes rumo ao digital. Vou contribuir ativamente na implementação de um plano de mídia moderno e na condução de sua transformação digital, ampliando a presença da marca nos ambientes online e fortalecendo a conexão com novos públicos por meio de estratégias inovadoras e conteúdos relevantes. Com cuidado e estratégia, vamos juntos nos reinventar para levar informação de qualidade a todos os públicos, em todas as plataformas, sendo que podem me acompanhar no Instagram @eurafaelangeli

Fotos: Reprodução

Sair da versão mobile