19 de fevereiro de 2026
Lojas da Avenida da Moda, em Avenida da Moda, setor que concentra parte significativa dos trabalhadores do comércio local e onde a escala 6x1 é comum na rotina profissional / Foto: Reprodução/Arquivo FM
Fernando Chaves
Mari Mazuchi
PASSOS – Enquanto o possível fim da escala de trabalho 6×1 entra no debate nacional, a partir de proposta que tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, trabalhadores de diferentes setores em Passos descrevem uma rotina marcada por pouco tempo de descanso, dificuldades para conciliar a vida pessoal e incertezas sobre o impacto de eventuais mudanças na jornada.
A maior parte dos entrevistados afirma ser favorável à redução da escala. Para a vendedora Jéssica dos Reis Torres Belo, que atua há cinco anos nesse regime, o principal problema é o tempo insuficiente para a vida fora do trabalho. “Um dia só não dá para fazer nada. Muitas vezes a gente não curte nem a família direito”, relata. Segundo ela, com um dia extra de folga seria possível viajar rapidamente, resolver questões pessoais e descansar mais.