9 de julho de 2025
ALEXANDRE KALIL / Foto: Reprodução/Agência Brasil
Kalil
Um levantamento feito pela Opus Consultoria & Pesquisa em Belo Horizonte aponta que Alexandre Kalil, ex-prefeito da capital, aparece na frente nas intenções de voto para o governo de Minas Gerais entre os eleitores belo-horizontinos.
Disputa
Na pesquisa, Kalil segue como um nome de destaque na disputa, que também conta com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), um dos candidatos mais consolidados na corrida pelo comando do Estado.
Empatados
No cenário estimulado da pesquisa, Alexandre Kalil aparece na frente com 28% das intenções de voto, enquanto Nikolas Ferreira vem logo atrás, com 23%. Ambos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 4,5 pontos percentuais. O estudo foi realizado entre os dias 1º e 3 de julho, com 500 entrevistados distribuídos pelas nove regionais de Belo Horizonte.
Seguem
Logo após Kalil e Nikolas Ferreira, os senadores Cleitinho Azevedo (Republicanos) e Rodrigo Pacheco (PSD) aparecem empatados, cada um com 9% das intenções de voto. O vice-governador Mateus Simões (Novo) registra 2%, enquanto o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), tem 1%. Nesse cenário inicial, 5% dos participantes afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 24% preferiram não opinar.
Recall
Kalil aparece na liderança, embora não tenha se lançado como possível candidato e, nos cenários elaborados na pesquisa, seja o único que não ocupa nenhum cargo eletivo no momento. Para o diretor da Opus, Matheus Dias, o resultado indica que a disputa pelo governo de Minas ainda não ocupa o imaginário do eleitor belo-horizontino, e o ex-prefeito ainda se beneficia do recall proporcionado por uma gestão municipal bem avaliada.