Informes Opinião

INFORMES

4 de julho de 2025

FREIRE, ARO E BELÉM Foto: Reprodução/Redes Sociais

MG-446

Ainda na briga por melhorias na MG-446, o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, esteve me Belo Horizonte, onde se reuniu com o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, e o deputado estadual Raul Belém, para apresentar as demandas do município.

 

Reformas

Durante o encontro, Freire tratou sobre a reforma e ampliação da Escola Damásio, reforma da Escola Bianchi, aprovação na Visa do projeto da UPA 24h e aprovação na Segov da reforma da Praça Matriz.

 

Campanha

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) usou as redes sociais para pedir que o presidente Lula vete o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados. Em vídeo, ele exibe uma placa com a frase “O que 531 vão fazer, que 513 não consegue?” e lança a campanha #VETALULA.

 

Veto

“Se o Lula vetar esse projeto, vai voltar para o Congresso Nacional. E aí, a gente vai conhecer quem é quem, quem é o deputado federal e quem é o senador que é a favor do povo. Porque se derrubar esse veto do Lula, vocês podem ter certeza que todo o Congresso Nacional é inimigo do povo”, diz Cleitinho. “Lula, eu não sou seu aliado, mas sou aliado do povo. Então, tudo que for a favor do povo, pode trazer que eu vou apoiar.”

 

Vice

Após se ausentar de um encontro entre Jair Bolsonaro e o vice-governador Mateus Simões na Cidade Administrativa, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) voltou a aparecer em público ontem, ao lado de Simões. Eles almoçaram juntos em Montes Claros, após uma cerimônia em que o vice de Zema foi homenageado com uma medalha.

 

Trégua

O reencontro entre Nikolas e Simões tem simbolismo político, já que ambos são cotados como possíveis candidatos da direita ao governo de Minas em 2026. Ao almoçarem juntos em público, sinalizam união, mas o gesto também pode ser visto como uma trégua estratégica. A ausência de Nikolas no encontro com Bolsonaro, em 26 de junho, havia gerado especulações sobre a sintonia entre as lideranças conservadoras no estado.