3 de julho de 2025
Reunião na ALMG / Foto: Reprodução/ALMG
Ameg
A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) participou, ontem, de reunião promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), realizada em Belo Horizonte. O encontro reuniu representantes de 30 associações regionais e a Ameg foi representada pelo presidente e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo de Morais.
Gedor
Entre as pautas sugeridas, Morais citou a necessidade de cronograma das compensações previdenciárias por parte do INSS; recursos da saúde para custeio e investimentos; utilização dos recursos dos 25% da Educação para outras situações não contempladas por este percentual; a possiblidade de fechamento do Hospital Psiquiátrico Gedor Silveira e uma 4ᵃ parcela de FPM extra para o mês de março aos municípios.
Irônico
O vice-governador Mateus Simões fez críticas irônicas ao pedido de arquivamento da proposta de federalização da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), iniciativa que foi rejeitada por deputados estaduais e representantes da comunidade acadêmica.
PT
“É tão baixa a confiança no governo federal nesse momento que nem a universidade pública, que sempre foi a grande bandeira do PT, quer se transformar em alguma coisa submetida a quem comanda o Brasil hoje”, ataca. “Nós vamos caminhar com tranquilidade mesmo com todo o movimento que foi feito ontem durante a audiência pública”, diz Simões.
Representante
Representante de Passos na ALMG, o deputado Cássio Soares afirmou ser contra o Projeto de Lei 3738/2025 que prevê a cessão da Uemg à União, mas a favor da adesão de Minas Gerais ao Propag, durante reunião realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia para discussão do PL.