Destaques Geral

Passos tem déficit habitacional em torno de três mil moradias

27 de maio de 2025

11 residências são construídas em uma área institucional da prefeitura no bairro Recanto dos Pinheiros / Foto: Divulgação

Carlos Renato

PASSOS – O déficit habitacional em Passos, ou seja, a diferença entre o número de moradias existentes e o número necessário para abrigar a população, chega a  3 mil moradias, segundo informação do Departamento de Habitação do município.

Para minimizar esse problema, a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, por mio do Departamento de Habitação Social, busca mais recursos para a criação de novas áreas para empreendimentos imobiliários.

Segundo a secretaria, está em estudo a contratação da construção de 144 novas unidades, em parceria com a Companhia de Habitação Popular (Cohab), ainda sem data da assinatura do projeto.

Nesta segunda-feira, 26, iniciaram as inscrições e a seleção para financiamento de Unidades Habitacionais de Interesse Social, do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Segundo o edital, são 41 unidades, sendo 11 no bairro Recanto dos Pinheiros e 30 no Parque Jardim Tropical, que integram o programa na modalidade “Faixa 1”, para famílias com renda de até R$ 2.640. As casas são construídas em alvenaria estrutural, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

De acordo com a diretora do Departamento de Habitação, Patrícia Reis Malaquias, a iniciativa visa não apenas reduzir a demanda de imóveis na cidade e o déficit habitacional local, mas também promover dignidade, segurança e qualidade de vida para dezenas de famílias que não possuem moradia própria.

“A importância dessas unidades no município, no que se refere ao direito à moradia, tem relação com a redução do déficit habitacional; inclusão social e combate à desigualdade social; fomento ao desenvolvimento urbano planejado; e impacto positivo na saúde e educação”, aponta.

Conforme afirma Patrícia, o andamento das obras está dentro do cronograma. “Todas as unidades do Recanto dos Pinheiros já estão com alvenaria, laje e telhado concluídos e devem entrar agora na fase de acabamento. Já as residências no Jardim Tropical I, a alvenaria das 30 unidades será finalizada até a próxima semana, sendo que em 10 unidades já estão com laje e deve iniciar a colocação dos telhados. As demais vão finalizar a concretagem das lajes”, esclarece.

Segundo a diretora, a previsão da Caixa é que as unidades fiquem prontas e entregues à população beneficiada no prazo máximo de 18 meses, em meados do mês setembro do ano que vem.

 

Cadastro

A Prefeitura de Passos divulgou um comunicado com recomendações sobre as inscrições para o Minha Casa Minha Vida – Faixa I, que terminam nesta sexta-feira, 30.

A administração orienta que não vai aceitar os cadastros feitos antes de segunda-feira, 26. As inscrições podem ser feitas após essa data, das 8h às 15h, no Mercadão Municipal. As senhas serão distribuídas das 7h30 às 9h, ou online por mio do site passos.mg.gov.br/minha-casa-minha-vida

De acordo com a diretora, após o período de inscrições, uma comissão de julgamento fará a seleção das famílias contempladas, de acordo com a hierarquização estabelecida na Portaria nº 738, de 22 de Julho de 2024, do Governo Federal.

Os interessados devem estar munidos de RG e CPF (ou CNH), Carteira de Trabalho, comprovante de renda, comprovante de endereço atualizado (devem residir no município há no mínimo cinco anos), certidão de nascimento ou casamento, e comprovante de Cadastro Único (CadÚnico) atualizado até o dia 21/03/2025.

Para maiores informações, acessar edital do Programa Minha Casa Minha Vida no site da Prefeitura de Passos ou procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro onde reside.