23 de maio de 2025
DEVERÁ PARTIR DE PASSOS UM ÔNIBUS CEDIDO PELA ADUEMG COM DESTINO À CAPITAL MINEIRA / Foto: Reprodução
PASSOS – A Associação dos Docentes da Uemg (Aduemg) anunciou paralisação geral para a próxima quarta-feira, 28, para discussão sobre possíveis desdobramentos da proposta de federalização da Universidade do Estado de Minas (Uemg) protocolada pelo governador Romeu Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Às 14h da próxima quarta-feira será realizada uma assembleia geral dos docentes da Uemg no espaço democrático da ALMG, em Belo Horizonte. A categoria reivindica o arquivamento dos PL 3.733 e 3.738 de 2025, que autorizam a transferência de bens imóveis do estado e de todo o patrimônio da Uemg para a União.
Em Passos, partirá do bloco principal da unidade um ônibus cedido pela Aduemg com destino à Belo Horizonte, para que professores, estudantes e servidores participem da assembleia. No início desta semana, o Conselho Departamental (Condep) do campus passense publicou um manifesto contra a federalização da universidade.
A proposta de transferência da Uemg e de outros bens do Estado está atrelada ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) e foi apresenta pelo vice-governador Matheus Simões, como uma das 12 propostas que buscam reduzir o estoque da dívida estadual com a União.
Na ocasião, Simões afirmou que, ao passar a Uemg para a União, seria possível abater R$ 500 milhões da dívida de Minas, que beira os R$ 165 bilhões. O vice-governador explicou que a ideia seria uma federalização da instituição, de forma que Minas conseguisse repassar o patrimônio da Uemg para o governo federal sem que houvesse “prejuízos” aos alunos e professores.