20 de maio de 2025
Mulheres unidas se reúnem e estão em busca de novos espaços na sociedade Paraisense / Foto: Reprodução
Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – A Associação Casa de Referência do Negro realizou no último sábado,17, um encontro de mulheres. O evento foi realizado no salão de eventos do Terno de Congo União, no bairro Nossa Senhora Aparecida, e reuniu cerca de 30 participantes.
Durante a reunião foram realizadas trocas de experiências, dinâmicas, roda de conversa. “Foi uma iniciativa que já serviu para pensarmos e organizarmos novas ações, temos alguns projetos a serem executados este é um passo inicial”, disse Anderson Pires, o Gibi, um dos organizadores do encontro.
A iniciativa contou com a participação de diferentes gerações de mulheres, desde as mais novas até as mais experientes. Professoras, escritoras e representantes dos mais diversos segmentos compareceram para prestigiar.
“É uma ideia muito válida porque nós mulheres estamos alcançando o nosso lugar na sociedade e há espaço para ser ocupado”, afirma a educadora Maria José Canoas. Durante as apresentações individuais cada uma das participantes pode relatar suas origens e atividades que desenvolvem seja no lar ou na comunidade.
De acordo com Valéria Cristina da Silva, que ajudou na organização do evento, a realização foi considerada um sucesso. “Havia uma expectativa, chegou um ponto que imaginei que teríamos poucas participantes. Mas a realidade nos surpreendeu positivamente, nos dá um ânimo novo para as proposições de ações que queremos fazer, já estamos pensando na próxima reunião e espero que tenhamos um número ainda maior de mulheres que possam se juntar a nós”, avalia.
A vereadora Lais Pimenta Carvalho foi uma das participantes do encontro, e afirma que a mobilização é muito importante. “Participei como representante do Legislativo e me disponibilizei a levar as demandas que forem surgindo junto a Câmara e aos demais segmentos para que possamos fortalecer cada vez mais a participação das mulheres em todos os setores na vida da comunidade”, observa.
A professora Francisca Eustáquio relembrou de suas origens e enfatizou que a educação e a busca do conhecimento ajudam a construir um caminho cada vez mais sólidos. “Este é um dos propósitos, a união e a busca de objetivos comuns em torno da valorização da mulher vai fazer toda a diferença”, aponta.
“Demos o primeiro passo e foi muito positivo, a repercussão está sendo muito satisfatória. Isso abre espaço para que continuemos realizando mais e novas ações em prol das mulheres. Elas estão abraçando esta causa em buscar novos caminhos e em se posicionar perante a sociedade. Sabemos o quanto são capazes e onde podem chegar, queremos ajudar a fortalecer esta causa e atuar no sentido de que este movimento poderá crescer ainda mais e trazer resultados para além do que é esperado, continuaremos trabalhando para que estas propostas de trabalho se torne uma realidade cada vez mais presente na vida de cada uma destas mulheres”, afirma Anderson Pires.
Durante o encontro teve roda de conversa, apresentações individuais e muita troca de informações e experiências / Foto: Reprodução