Esporte

RÁPIDAS

12 de maio de 2025

Foto: Reprodução

Cruzeiro
Eliminado precocemente da Sul-Americana, o Cruzeiro agora volta suas atenções para o Brasileirão e a Copa do Brasil. O técnico Leonardo Jardim afirmou que o objetivo do clube é disputar a Libertadores nos próximos anos. “Nós não queremos jogar essa competição no futuro. Queremos jogar a Libertadores, que é onde jogam os melhores. Por isso que agora temos que focar nas outras competições (Brasileirão e Copa do Brasil), de forma a não voltar à Sul-Americana no próximo ano”. Para mudar esse cenário, Jardim cobra consistência e bons resultados. Neste domingo, o Cruzeiro encara o Sport, às 16h, pela oitava rodada da Série A.

Mercado
Visando brigar por competições maiores, a Raposa está de olho na janela de transferências do meio do ano, e busca a contratação de um atacante de lado para reforçar o elenco. Um dos alvos é o colombiano Marino Hinestroza, de 22 anos, destaque do Atlético Nacional na Libertadores e com contrato até 2027. O clube também monitora o mercado brasileiro e analisa possíveis negociações com times da Série A. O Flamengo é um dos observados, já que pretende enxugar a folha salarial. O nome de Michael agrada e se encaixa no perfil desejado. O técnico Leonardo Jardim participará ativamente das negociações.

Hulk
Após dois jogos fora, Hulk está de volta ao Atlético para enfrentar o Fluminense neste domingo, às 17h30, pela oitava rodada do Brasileirão. Recuperado de fortalecimento muscular e após cumprir suspensão, o atacante alvinegro pode atingir marcas importantes. Com 125 gols em 246 partidas, ele precisa de apenas dois para entrar no top 10 de maiores artilheiros da história do clube, superando Nívio. Caso marque 17 vezes nesta temporada, pode ainda alcançar o sexto lugar e ultrapassar Said, que fez 142 gols. O jogo marcará a estreia do Galo na Arena MRV em 2025, após a troca do gramado para o sintético.

Artilheiro
Hulk chega à partida contra o Fluminense empatado com Paulinho como maior goleador da Arena MRV, com 17 gols cada. Agora, sem o ex-companheiro no clube, o camisa 7 pode assumir a liderança isolada do ranking do estádio. Além disso, o Fluminense é uma das vítimas favoritas do atacante. O time carioca já levou sete gols de Hulk e só perde nesse quesito para o Fortaleza. Com boas lembranças diante do rival e apoio da torcida em casa, o atacante busca ampliar seus números. Ele já é o maior artilheiro do Galo neste século e segue escrevendo sua história no clube.

Fifa
A Fifa oficializou a inclusão do protocolo antirracista no artigo 15 do Código Disciplinar, endurecendo as punições para casos de discriminação no futebol. O gesto em “X” com os braços cruzados, feito por jogadores ou árbitros, serve como denúncia em campo e pode levar à paralisação da partida. Se o ato discriminatório persistir, o juiz pode suspender temporariamente o jogo e declarar derrota por WO à equipe envolvida. A multa máxima para clubes agora é de 5 milhões de francos suíços (R$ 34 milhões). Todas as confederações filiadas à Fifa devem adotar o protocolo.