Destaques Geral

Vinho da Serra da Canastra é eleito o melhor do Brasil

24 de fevereiro de 2025

A vinícola Sacramentos Vinifer a lançou a primeira safra em 2021 / Foto: Reprodução

PASSOS – Produzido na cidade de Sacramento, na Serra da Canastra, um vinho se destaca entre os melhores no Guia Descorchados 2025, que reconhece rótulos do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. O Sacramentos Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024 foi eleito pela publicação latino-americana como o Melhor Tinto Brasileiro, título que conquista pela terceira vez em apenas quatro safras.

O rótulo é assinado pela Sacramentos Vinifer, que deu início à sua história em novembro de 2018, ao plantar as primeiras mudas de Syrah e Sauvignon Blanc no Vinhedo São Miguel, em Sacramento.

“Uma região onde, até aquele momento, era inimaginável produzir uvas de alta qualidade. Esse vinho representa um marco para os rótulos brasileiros, mostrando um perfil moderno e frutado, que valoriza a tipicidade varietal e proporciona uma grande gama de alternativas de consumo”, destaca a empresa.

A vinícola lançou a primeira safra em 2021, dando origem ao Sacramentos Sabina Syrah, que rapidamente ganhou reconhecimento. O rótulo conquistou uma Medalha de Prata no Decanter World Wine Awards 2022 – o mais prestigiado concurso de vinhos do mundo – e obteve a maior pontuação para um vinho brasileiro no Descorchados 2022. Em 2023, o Sabina também foi eleito o Melhor Tinto no Descorchados.

O enólogo-chefe da Sacramentos, Alejandro Cardozo – uruguaio e duas vezes eleito o melhor enólogo pelo Guia Descorchados –, percebeu variações em algumas parcelas do solo. Com um estudo detalhado das uvas dessas áreas, realizou uma seleção especial de Syrah, dando origem ao Sabina Seleção de Parcelas.

“Essa particularidade observada em lotes de nossos vinhedos nos apresentou a possibilidade de novas expressões da Syrah no terroir brasileiro, especificamente em Minas Gerais. Com talento e sensibilidade, Alejandro nos conduziu à elaboração de um vinho único, com um conceito que representa um novo marco para a Sacramentos e para o mercado”, resume Jorgito Donadelli, co-fundador da Sacramentos Vinifer.

O projeto foi inspirado na matriarca da família, Sabina, de origem calabresa. Apaixonada por vinho, ela o apreciava à sua maneira, muitas vezes em uma caneca enquanto cozinhava no fogão a lenha. Durante esses momentos, compartilhava com os filhos histórias sobre seus antepassados, que produziam seu próprio vinho na Itália. A partida precoce deixou no filho Jorge, pai de Jorgito, o desejo de manter viva a tradição familiar — uma homenagem que se concretiza no Sabina Syrah.

De acordo com a empresa, o Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024 tem previsão de lançamento para março.