12 de fevereiro de 2025
equipamentos serão instalados nas escolas Jalile Barbosa Calixto, Hilarino de Moraes, Cel. Azarias de Melo, Dr. Manoel Patti, Geralda Cândida e Oilda Valéria Silveira Coelho / Foto: Reprodução
PASSOS – A Prefeitura de Passos vai investir R$ 600 mil na instalação de laboratórios maker em seis escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é inserir a cultura tecnológica no processo de ensino-aprendizagem, aponta a administração.
Segundo a Secretaria de Educação, os laboratórios servirão para que as crianças adquiram conhecimentos básicos sobre tecnologia. “Hoje, a tecnologia é essencial na vida de todos, desde crianças até idosos. Com os laboratórios maker, a expectativa é que os alunos aproveitem, aprendam bastante e se dediquem, para que, no futuro, possam utilizar esse conhecimento e ter mais oportunidades”, informa a prefeitura.
O investimento será possível graças ao convênio assinado nesta terça-feira, 11, em Pouso Alegre, entre a prefeitura e o IF Sul de Minas, por meio do Programa Mais Ciência na Escola.
A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação, Rosa Beraldo, do diretor-geral do instituto no campus Passos, Juliano de Souza Caliari, e do professor João Marcos Fernandino Evangelista, coordenador do programa no campus Passos.
Os laboratórios contarão com computadores, internet banda larga, rede lógica, quadro de ferramentas, materiais para uso maker e demais mobiliários para as aulas no ambiente tecnológico.
A implantação desses espaços incentivará a criação de aplicativos, projetos de robótica, games e brinquedos desenvolvidos pelos estudantes. A iniciativa promete fortalecer a educação científica no município, promovendo inovação e desenvolvimento tecnológico.
Os laboratórios serão instalados nas escolas Jalile Barbosa Calixto e Hilarino de Moraes, situadas na área urbana do município; Cel. Azarias de Melo, na comunidade das Águas, a Escola Municipal Dr. Manoel Patti, na região da Mumbuca, a Escola Municipal Geralda Cândida, na região dos Campos, e a Escola Municipal Oilda Valéria Silveira Coelho, localizada na Fazenda Santa Luzia, todas na zona rural.
Cada escola receberá R$ 100 mil para a compra de equipamentos, materiais de consumo e bolsas para professores e alunos que atuarão na capacitação e gestão do programa. Foram selecionadas as unidades que atendem do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.