Concursos Destaques Dia a dia Saúde Trabalho

Prefeitura aguarda verba para obra de Policlínica em Alpinópolis

7 de fevereiro de 2025

Nova unidade de saúde será construída no antigo prédio onde funcionava a cadeia, na rua Antônio Anacleto Resende, área central da cidade./ Foto: Reprodução

Carlos Renato

ALPINÓPOLIS – A Prefeitura de Alpinópolis espera o recurso de R$ 1,05 milhão do Governo Federal para dar início à construção da Policlínica Municipal Luzia Araújo, que deve ter cerca de 13 especialidades médicas, além de abrigar a sede da Casa da Saúde da Mulher e a Secretaria de Saúde.

Segundo informou a prefeitura, a Caixa aprovou nesta semana o projeto de engenharia, reforçando que o processo licitatório está em andamento, aguardando apenas o depósito do recurso por parte do Ministério da Saúde.

Conforme a administração, com a nova unidade de saúde, a população deve contar com serviços diversificados de profissionais, incluindo médicos e enfermeiros de múltiplas especialidades e serviços como diagnóstico e de tratamento ambulatorial.

O prefeito Rafael Freire ressaltou que a prefeitura está em contato com o Governo Federal para a liberação do recurso. “O projeto de engenharia foi aceito, todas as etapas foram cumpridas, licitação feita e a empresa já está pronta para iniciar a obra. Estamos aguardando a liberação do recurso pelo Ministério da Saúde. Na semana que vem estaremos em Brasília para levar essa demanda. Espero que a ministra acolha nosso pedido e libere logo esse recurso”, disse.

“Estamos ansiosos para começar essa obra porque serão 13 especialidades médicas e acredito que será um grande projeto e uma grande conquista para Alpinópolis levando mais saúde e qualidade de vida à população”, afirmou Freire em redes sociais.

Licitação

Conforme o edital de licitação nº 160/2024, a abertura das propostas foi feita no dia 18 de dezembro do ano passado, para a contratação de uma empresa que presta serviços de obras e de engenharia. O contrato com a empresa vencedora do certame foi assinado no dia 6 de janeiro.

Segundo o edital, após a assinatura da ordem de serviço, a previsão é executar a obra em oito meses, compreendendo o fornecimento de mão de obra especializada e os materiais necessários para a execução dos serviços.

Histórico

A construção da unidade de saúde é um pedido antigo da população. Em 2021, com a doação da escritura do imóvel da antiga cadeia do município, a administração pode iniciar o processo de demolição do prédio para a construção da policlínica

Segundo a prefeitura, a doação do prédio ao município foi reivindicada ao governo do estado após a desativação da cadeia, que ficava instalada na rua Antônio Anacleto Resende, área central da cidade.