29 de janeiro de 2025
Instituição tornou-se um marco na história e na vida da cidade ajudando na formação de gerações de paraisenses / Foto: Reprodução
Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – O Colégio ‘das Irmãs’ Santa Paula Frassinetti completou 100 anos de instalação em São Sebastião do Paraíso no dia 27 de janeiro. As comemorações tiveram início no domingo, 26, quando foi inaugurada uma imagem da santa, na Praça da Lagoinha, que tem o mesmo nome da religiosa.
O evento contou com a presença da irmã Maria Lopes de Souza, superiora provincial da congregação para a América Latina, que destacou os valores e princípios defendidos em prol da educação pela instituição.
Há um século que o Colégio Paula Frassinetti foi criado em Paraíso e ao longo do tempo se tornou um marco na história do município e também das cidades circunvizinhas. A escola tornou-se neste período referência para a comunidade sendo responsável pela formação de gerações de famílias, pautada por valores humanos, princípios cristãos e excelência acadêmica. Fundado à luz das instituições pedagógicas e do carisma de Santa Paula Frassinetti, o colégio se dedica a educar não somente a mente, mas também o coração, promovendo uma formação integral que prepara os jovens para transformar o mundo com ética, solidariedade e amor ao próximo.
Na manhã de domingo, 26, foi celebrada uma missa na quadra coberta do colégio, pelo padre Ailton Goulart, titular da Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Ele destacou que presenciou dezenas de professoras de Pratápolis, sua terra natal que se formaram no Magistério no do colégio das irmãs. “É uma escola de valores, de princípios e tradição”, disse. A celebração contou ainda com a presença de ex-alunos, ex-professoras e membros da comunidade escolar atual.
Após a missa, houve uma procissão até a Praça Santa Paula Frassinetti, também conhecida como Lagoinha. O prefeito de Paraíso, Marcelo Morais, e vice Daniel Tales de Oliveira, que foram alunos no colégio, relembraram os tempos de estudante e contaram histórias revivendo períodos vividos. O secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira, enfatizou a importância do colégio na vida da comunidade.
“Agora, com a inauguração desta imagem bem em frente a nossa Secretaria, estamos sendo abençoados por ela e poderemos contemplar sua face todos os dias, neste lindo trabalho feito pela administração e a direção do colégio”, comenta.
A Irmã provincial, Maria Lopes de Souza ressaltou ser motivo de orgulho fazer parte de uma escola que tem uma história tão bonita. “Trabalhamos com o espírito de irmandade, com o sentimento de amor e somos gratas por todos aqueles que por aqui passaram e fizeram e fazem desta escola, mais do que um lar e sim um local de formação humana centrada nos valores religiosos que Santa Paula tão bem soube cultivar”, anuncia.
Além da inauguração da imagem dedicada à Santa Paula Frassinetti, na segunda-feira,27, à noite houve outra celebração. Já na Capela dedicada a Santa Paula Frassinetti houve a celebração de uma missa solene, presidida pelo bispo da Diocese de Guaxupé, dom José Lanza Neto. “Estamos felizes em fazer parte desta história bonita de Paraíso, ocasião especial e por todos os dias em que juntos acompanhamos o crescimento da cidade e ajudamos a fazer parte desta história”, afirma a irmã provincial.