17 de janeiro de 2025
Evento conta com sessões infantis, apresentações de artistas de Carmo do Rio Claro e da região. / Foto: Reprodução
Vinícius Borges
C. R. CLARO – Termina neste sábado a 1ª Mostra de Cinema de Carmo do Rio Claro. O evento, que teve início nesta quinta-feira, 16, na praça Dona Maria Goulart, é promovido pelo Coletivo Encantoá por meio da Lei Paulo Gustavo e acontece das 18h às 22h.
“A mostra vai funcionar de forma gratuita, com um caráter exibidor e curadoria realizada pelo próprio coletivo, contando com exibições audiovisuais em telão grande, apresentações musicais e exposições artísticas, roda de conversa e debates, a fim de entregar uma programação bem diversa”, afirma o produtor cultural João Pedro Pontara.
Nessa quinta, a mostra teve programação infantil com a exibição da
“Turma do Folclore”, “Palavra Cantada – Cantigas Populares”, “Curta – Diferenças”, “A Princesa e o Violinista”, “A Fábula da Corrupção” e o Show do Palhaço Xumbrega.
Hoje, serão exibidos conteúdos produzidos por cineastas e comunicadores do Carmo, como “Antônio Adauto e os Índios” e “Figuras do Carmo”, desenvolvidos por PC Carvalho; e “A Promessa de Roberto Tarzan”, “Tio Marcus Morou no Rio” e “O Fabuloso Destino de Anisio Piu Piu”, de Bruno Lima. Também terá a apresentação do artista Xande com clássicos da MPB.
“Um dos artistas locais que apresentará seu trabalho nesta sexta é Bruno Lima que produziu um documentário premiado internacionalmente chamado ‘O Famoso Destino de Anisio Piu Piu’. Teremos também um documentário sobre as águas de Furnas com Antonio Adauto que tem relação com o museu de arqueologia indígena aqui de Carmo do Rio Claro. Esse é o dia de valorizarmos algumas figuras folclóricas do município e um dia para realmente falarmos da nossa cidade”, aponta João Pedro.
O último dia da mostra terá produções realizadas por artistas da região, como “Um Boi Bem + Brasileiro”, do Grupo Rasgacêro; “Território do Brincar”, de Maria Farinha Filmes; “250 Dias Depois” e “Animações Casa Volante”, da Casa Volante. O evento será finalizado com o show de MPB e Forró dos artistas do Encantoá.
“O sábado será destinado a artistas de toda a região como a Casa Volante de Guapé e o Rasgacêro de Poços de Caldas. Eles exibirão trabalhos de animações de bonecos e minidocumentários. Então nesta primeira edição da mostra buscamos uma programação super diversa que vai do infantil até um dia especial destinado a artistas de Carmo e uma sessão para convidados”, destacou sobre o último dia.
“Nessa mostra de cinema, nós exibiremos alguns curtas, mas também alguns longas e eu acho que no mundo atual que tudo é muito rápido, muito pouco discutido, muito pouco dialogado, as conclusões são muito superficiais. Então, a partir dessa mostra eu acredito que seja importante nós buscarmos, ainda que por mais utópico que pareça nesse mundo das redes, nessa coisa muito líquida, nós aprofundarmos alguns assuntos, com o objetivo de aprofundar algumas discussões muito importantes atualmente”, afirma o produtor.