Destaques Geral

Piumhi prevê desapropriação de terreno para evitar inundações

17 de janeiro de 2025

Segundo o prefeito de Piumhi, Paulo Vaz, o local fica em um ponto crítico de convergência de águas provenientes das chuvas, o que contribui para os alagamentos na cidade. Prefeitura acredita que a desapropriação resolva esse problema / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi deve desapropriar um terreno localizado na rua Dom Pedro II, no centro da cidade, com o objetivo de solucionar o problema de inundações no período chuvoso. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Vaz pelas redes sociais.

“A prefeitura irá desapropriar esse terreno que fica em um ponto crítico de convergência de águas provenientes das chuvas nas ruas Bueno Brandão e Santo Antônio, que desaguam nas ruas Dom Pedro II e São Vicente”, afirma o prefeito.

“Diante desses transtornos, empresários e moradores são obrigados a passar com a água invadindo os imóveis, necessitando fazer uma intervenção no local”, disse o prefeito.

Segundo ele, um córrego passa por trás do lote, local que acumula muita água pluvial na cidade.

O prefeito afirma que, após a desapropriação do terreno, deve ser feita uma obra de drenagem pluvial para acabar com os alagamentos na área.

Paulo Vaz enfatizou ainda que, após a aquisição do lote, o próximo passo será a elaboração de um projeto técnico detalhado para resolver definitivamente esse antigo problema na região. “Este anúncio marca o início das ações para solucionar a questão dos alagamentos na cidade”, disse o prefeito.

Salvamento

O vereador de Piumhi João Marcos Macedo solicita equipamentos especializados para buscas subaquáticas e salvamento para uso no município.

Segundo o vereador, foi protocolado um ofício ao coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, solicitando, com urgência, a aquisição desses materiais especializados, para atuação em ocorrências de buscas subaquáticas e salvamentos a vítimas de afogamentos.

Conforme destacou João Marcos, os equipamentos devem ser utilizados pelos militares do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Piumhi, em atuação nos rios da região do Alto São Francisco, Rio Grande e Represa de Furnas, sendo primordiais para a qualificação e melhoria nos serviços prestados pelos bombeiros na região.