8 de janeiro de 2025
Companhia foi fundada há 15 anos e conta com 28 integrantes / Foto: Divulgação
PASSOS – A Folia de Reis Estrela da Guia e Anjo Gabriel promoveu na segunda-feira, 6, Dia de Reis, a chegada da bandeira e um jantar para cerca de 200 pessoas no bairro Parque da Estação, em Passos.
De acordo com o capitão da Folia de Reis Estrela da Guia e Anjo Gabriel, o passense Idair da Silva Aguiar, a companhia foi fundada há 15 anos, sob o comando de Aparecido Cassiano Alves, o Seu Cido, que se mudou para São Sebastião do Paraíso e retorna sempre que a folia sai para cumprir as tarefas.
“Atualmente são 28 integrantes, inclusive dois que moram em São Paulo e voltam todo final de ano para acompanhar a folia. As saídas começam no dia 1º de janeiro com um terço na minha casa e vai até o dia 6, finalizando com terço e jantar. Toda a alimentação é ganhada de pessoas que pagam suas promessas a Santos Reis por graças alcançadas”, contou Idair.
Lilian Aparecida Ramos Aguiar é a responsável por coordenar o jantar e se diz muito feliz em poder servir a todos que participam da festividade.
“Santos Reis é milagroso e nós conseguimos servir a todos. Normalmente a gente faz arroz, feijão, carne de boi e de porco, macarronada, suco, refrigerante e arroz doce de sobremesa. É uma festa muito linda e cheia de graças alcançadas”, afirmou.
Conforme Cido, que nasceu em Cássia, desde os 7 anos de idade ele tem o dom para a Folia de Reis. “Aprendi com Deus a tocar sete instrumentos diferentes e a conduzir a folia, sendo minha grande alegria. A gente veio com essa tradição dos meus avós, que gostavam de Congo, Moçambique, Companhia de Reis”, aponta.
A Folia de Reis é uma tradição em Passos há muitos anos. Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país.
O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos).
A Folia de Reis é uma manifestação popular católica que celebra o nascimento de Jesus e a visita dos Três Reis Magos a Belém. A tradição é originária de Portugal e foi trazida para o Brasil durante o período colonial.