Opinião

INFORMES

8 de janeiro de 2025

Marcelo Morais / Foto: Foto: Reprodução

AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), está articulando para disputar a presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A eleição deve ocorrer em março.

Ameg

Morais foi eleito, na última sexta-feira, 3, presidente da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg).

Insatisfação

Segundo a Ameg, o anúncio de Morais ocorreu após a insatisfação de um bloco de prefeitos do sudoeste de Minas que demonstraram que a região tem sido constantemente preterida no cenário estadual nas composições da AMM.

Chapa

Para Morais, montar uma chapa neste momento demonstra, de forma clara, a intenção de protagonismo da Ameg, Amog e Alago no cenário estadual, com representatividade de 66 municípios e 1,4 milhão de habitantes da região.

Representatividade

“Não podemos mais aceitar a forma como somos tratados pelo Estado no contexto de formação e representatividade, seja na AMM, na CNM, no Samu ou em qualquer outro espaço que sempre deixa as cidades da região sem nenhuma representatividade”, afirmou.

Discurso

“Se não houver condições no processo eleitoral da AMM para uma representatividade forte de nossa região, coloco-me prontamente à disposição para montar uma chapa e anunciar nossa candidatura à AMM. Não tenho receio nem medo de defender os interesses de nossa região neste momento e já demonstrei claramente o quanto podemos ser representativos na causa municipalista, que só os prefeitos sabem o quanto sofremos. Tenho apreço e amizade pelo atual presidente, Marcus Vinícius, e reconheço que ele fez um bom trabalho, inclusive reestruturando a associação, mas não abro mão de termos força a nível estadual para nossa região”, disse.

Imóveis

Pressionada pelas recentes altas da Taxa Selic (juros básicos da economia) e pela retirada de dinheiro da caderneta de poupança, a Caixa Econômica Federal elevou os juros do financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Taxas

As taxas subiram de 1 a 2 pontos percentuais, dependendo da modalidade. O reajuste vale desde 2 de janeiro para os novos contratos. Os juros da linha de crédito corrigida pela Taxa Referencial (TR) subiram para TR mais 10,99% a 12% ao ano. Até o fim de 2024, as taxas estavam em TR mais 8,99% a 9,99%.

Poupança

Para as linhas corrigidas pela poupança, a taxa aumentou para a remuneração da caderneta mais 4,12% a 5,06% ao ano. Anteriormente, os juros estavam em remuneração da caderneta mais 3,1% a 3,99% ao ano.

Classe média

As mudanças atingem apenas os financiamentos ligados ao SBPE, destinados à classe média e concedidos com recursos da caderneta de poupança.

Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos informa que, por conta de vazamento na Adutora da Estação de Tratamento de Água (ETA 1) Antonio Porto, deve haver falta de água nesta quarta-feira

Bairros

O desabastecimento deve atingir os bairros Aclimação, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Canadá, Jardim Flamboyant, Jardim Itália, Jardim Nova Suíça, São Joaquim, Recanto da Teka, Serra Verde, Vila Romana, Recanto dos Coqueiros, Nossa Senhora das Graças, Belo Horizonte, Vila Rica, Muarama, São Francisco, Centro, São Benedito, Penha,  Cohab, Santa Casa, Jardim Primavera, Vila Betinho, Jardim Tropical, Alta Vista, Alto dos Nobres, Jardim Planalto, Residencial Pinheiros, Jardim Cidade, Eldorado, Maria Augusta, Jardim Satélite, Jardim Panorama, Patrimônio, Serra das Brisas, Recanto Belvedere, Condomínio das Nações, Novo Mundo, Colégio de Passos. A previsão é que o abastecimento seja restabelecido após as 18h.