23 de dezembro de 2024
Com duas saídas confirmadas e a possível ida de Paulinho, diretoria atleticana visa reforçar o ataque para 2025 / Foto: Reprodução
PASSOS – O Atlético já está se movimentando no mercado da bola e tem priorizado o setor de ataque para ser reforçado no ano que vem, principalmente após algumas saídas. Casos de Eduardo Vargas e Alan Kardec, ambos de 35 anos, que deixaram o clube nesta semana. Embora usados como reservas, os dois jogadores não corresponderam às expectativas durante suas passagens pelo clube. Agora, a iminente transferência de Paulinho para o Palmeiras, por 18 milhões de euros (aproximadamente R$ 114 milhões), cria um desafio ainda maior: substituir um atleta-chave para o time.
Caso a negociação de Paulinho se concretize, o Atlético contará apenas com Hulk, Deyverson e os jovens Brahian Palacios, de 22 anos, e Alisson Santana, de 19 anos, como opções de ataque. O atacante Cadu, de 20 anos, segue fora de combate devido a uma grave operação no joelho direito, sofrida em outubro, e só deve retornar aos gramados nos primeiros meses de 2025.
Mesmo antes das saídas, a busca por reforços ofensivos era uma prioridade. Em entrevista recente, o diretor de futebol Victor Bagy destacou a necessidade de um jogador que atue pelo lado esquerdo do ataque. Bagy destacou o potencial dos jovens Alisson e Palacios, mas reforçou a importância de buscar atletas prontos para serem titulares já na próxima temporada.
Nos bastidores, o clube trabalha sob sigilo, mas encara desafios financeiros. Apesar do desempenho acima do esperado em 2024, Rafael Menin, representante da SAF do atleticana, alertou sobre um orçamento restrito para 2025, especialmente sem a presença na Libertadores. Assim, o clube precisa de criatividade para conseguir investir em jogadores de alto nível, tradicionalmente mais caros no mercado.
A definição de um novo treinador será fundamental para alinhar as contratações. Ainda que o cenário seja solicitado, a expectativa é de que, pelo menos, dois reforços sejam anunciados para recompor o ataque.