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Professores da Uemg lançam livro sobre Educação Inclusiva em Passos

13 de dezembro de 2024

O livro que aborda a Educação Inclusiva, suas reflexões e práticas em diferentes contextos deve agitar a cultura no sábado passense. / Foto: Reprodução

Luisa Scandorilli  

PASSOS – Os professores Wilian Campos Amorim e Gustavo Henrique Gonçalves, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), lançam neste sábado, 14, o livro ‘Educação Inclusiva’. O lançamento acontece às 9h no auditório do prédio A no Bloco 5 (Cire), localizado na Rua Colorado, 700. Segundo Amorim, o evento será em formato de mesa redonda. 

“Poderemos discutir sobre os variados pontos de vista de cada capítulo do livro, abrindo discussões com os presentes e interessados pela temática”, disse. 

Para ele, a obra traz reflexões acerca de diversos contextos, perpassando por áreas multidisciplinares do conhecimento como educação, educação física, psicologia, serviço social, filosofia, sociologia, entre outras. 

“A inspiração emerge de vários contextos que reverberam a necessidade de um olhar atento que visa o combate ao estigma da pessoa com deficiência, levantando questões que norteiam o processo inclusivo, suas dificuldades, mas também situações que impactaram de forma positiva esse processo tão complexo que é a Educação Inclusiva”, afirma. 

O professor ressalta também que a Educação Inclusiva não deve ser limitada a Passos, sendo essencial em todos os níveis educacionais. 

 “Acredito que não só em Passos, mas em todas as esferas educacionais a Educação Inclusiva deve se fazer presente, alinhando os princípios da inclusão e diversidade, considerando os alunos com deficiência não apenas como indivíduos que só precisam de suporte e adaptações específicas, mas considerá-los como seres dotados de saberes, competências, que também possuem habilidades e sobretudo potencialidades”, disse. 

Amorim aponta que o livro foi feito em cerca de dois anos e a obra conta com a colaboração de alunos que eram orientandos do programa de pós-graduação em Educação Inclusiva, além de docente e ex-alunos da Uemg, Unidade Poços de Caldas. 

Para outro professor Gonçalves, o livro também aborda questões teóricas e práticas e deve contribuir com profissionais e familiares de pessoas com deficiência. 

“O livro contribuirá com discussões para profissionais que trabalham com a Educação Inclusiva e familiares que têm ao redor pessoas com necessidades especiais. A ideia é contribuir com perspectivas qualitativas para a Educação Inclusiva”, aponta. 

Amizade  

De acordo com informações dos docentes, a relação entre eles é estabelecida há muitos anos, sendo marcada por uma parceria contínua em projetos de pesquisa, envolvimento em conferências e seminários acadêmicos, além de uma formação complementar e interesses convergentes nas suas respectivas áreas de atuação acadêmica e profissional. 

“Nós somos amigos de longa data, sempre estamos colaborando em pesquisa, participando de eventos científicos e também temos uma formação e interesses similares na área acadêmica e profissional”, disse Amorin.