9 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Uma cidadã fez uma reclamação nas redes sociais sobre o acúmulo de lixo no canteiro central da avenida Juca Stockler.
Segundo ela, a situação é recorrente, com lixo espalhado diariamente pelo local. “O que dizer de um estabelecimento comercial que trata seu lixo assim?”, questionou.
Nos comentários, alguns usuários mencionaram que uma lixeira, comprada pelos comerciantes locais, foi retirada pela prefeitura, levantando críticas sobre a falta de uma solução: “colocar lixeira lá pra que se vão tirar de novo?”, ponderaram.
A situação gerou um debate sobre as responsabilidades de comerciantes e da prefeitura, com pedidos de providências, como multas para os responsáveis e ações para resolver a questão do lixo não só na avenida, mas em outros pontos da cidade.
Prefeitura responde a reclamação
Conforme informou o Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos de Passos com relação à instalação de lixeiras e depósito de lixo nos canteiros centrais e áreas públicas – local mencionado pelo reclamante – é proibida.
“A lixeira foi retirada pela prefeitura exatamente porque gerava o mesmo transtorno no local, qual seja, descarte diário e irregular de resíduos. Os comerciantes deveriam ter adquirido e instalado os equipamentos no passeio fronteiriço aos seus estabelecimentos, devendo disponibilizar os resíduos para descarte apenas nos dias e horários já estabelecidos para a coleta, que ocorre naquela localização às segundas, quartas e sextas feiras, entre 22h e 23h”, destacou o departamento.
O órgão informou ainda que não há coleta aos domingos e que no início do próximo ano deve encaminhar à Câmara, uma legislação que tratará com mais rigor aqueles que insistem em não respeitar as normas municipais.