26 de novembro de 2024
OS TERRAÇOS TÊM FUNÇÃO DE REDUZIR A VELOCIDADE DAS ENXURRADAS, FACILITANDO A INFILTRAÇÃO DA ÁGUA / Foto: Reprodução
Belo Horizonte – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) realiza nesta terça-feira, 26, o 1º Seminário Interdisciplinar – Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Sustentável e Extensão Rural.
A proposta é debater como a extensão rural pode atuar na redução dos impactos das mudanças climáticas sobre a agropecuária e, ainda, promover a sustentabilidade. O evento será transmitido pelo canal da Emater-MG no YouTube, a partir das 13h30.
Na abertura, haverá uma apresentação sobre o trabalho da Emater e o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, aliando o conhecimento à prática extensionista. A Emater está presente em mais de 90% dos municípios mineiros, atuando de forma integrada com os agricultores familiares, promovendo práticas sustentáveis de manejo do solo, conservação da água e agroecologia.
“A Emater tem investido na transformação sustentável da agropecuária mineira, com ações incluem o investimento na capacitação de seus colaboradores e agricultores, produção de materiais técnicos e educativos e o acompanhamento contínuo das propriedades rurais, oferecendo assistência técnica atualizada e personalizada”, diz o coordenador estadual de Sustentabilidade Ambiental da Emater-MG, Gilmar Gonçalves Oliveira. Para ele, o serviço de assistência técnica e extensão tem sido fundamental para a promoção de práticas sustentáveis, apoio na transição para sistemas conservacionistas e facilitação do acesso a tecnologias inovadoras.
A programação do evento reúne dois painéis. No primeiro, será abordado como as mudanças climáticas têm impactado a agropecuária. Os participantes irão acompanhar a palestra “Cenários climáticos e desafios para a agricultura familiar”, quando serão discutidos os efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola e apresentadas experiências inovadoras de mitigação de impactos climáticos.
“As alterações climáticas têm consequências significativas para a agropecuária, afetando desde a produtividade até o planejamento dos agricultores/as”, explica Oliveira. Ele cita os seguintes impactos: alterações nos índices pluviométricos, aumento da temperatura média, redução da disponibilidade de água, mudanças na qualidade do solo, impacto sobre as pastagens e produção animal.
Num segundo momento, o seminário irá focar nas publicações técnicas da Emater-MG para a gestão do conhecimento e qualificação do extensionista. Na oportunidade, será ministrada a palestra Conteúdo Técnico como ferramenta de Ater e apresentadas as cartilhas: Meio ambiente nas atividades de assistência técnica e extensão rural; Caminhos sustentáveis: Guia prático para adequação e conservação de estradas rurais; e Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na agropecuária: água de chuva.
“As publicações técnicas produzidas pela Emater favorecem no sentido de dar segurança aos técnicos na realização dos seus trabalhos, pois sabem que nelas estão as melhores e mais atuais técnicas e procedimentos. Outra questão importante é entendermos que vivemos em um mundo onde os conhecimentos se renovam muito rápido e que o cuidado com o conteúdo que trabalhamos é muito importante. Estamos falando de segurança institucional, com a responsabilidade que temos que ter no trabalho com os nossos clientes”, ressalta a coordenadora estadual, Luciana Maria Rocha Teixeira.