Destaques Geral

Escola Dom João VI promove ‘Feira Literária’ em Alpinópolis

21 de novembro de 2024

Estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio levaram conhecimentos sobre sete obras literárias / Foto: Divulgação

Carlos Renato

ALPINÓPOLIS – A Escola Estadual Dom João VI, de Alpinópolis, promoveu na terça-feira, 19, a primeira edição da ‘Feira Literária’, que teve a participação de 750 alunos do ensino fundamental (anos finais) e ensino médio. Cerca de 1,5 mil pessoas estiveram presentes na exposição preparada pela instituição de ensino.

Segundo o professor de Português Marciano Freire, o evento contou com a contribuição de 50 profissionais, que incluíram professores, coordenadores e direção.

“A ideia surgiu quando a Superintendência Regional de Ensino de Passos enviou um projeto para a leitura e a escrita. Abraçamos a ideia e promovemos a feira, que levou divulgação e informações sobre obras literárias brasileiras e estrangeiras, com o envolvimento dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio”, disse.

“O evento foi aberto para toda a comunidade e enviamos convites aos funcionários de outras escolas da cidade para prestigiar a feira, onde compareceram e ficaram encantados com o trabalho realizado, com a supervisão da diretora Rosangela Aparecida de Lima e das vice-diretoras Cariny Vilela Borges e Vera Lúcia de Morais”, afirma Marciano.

Conforme ressaltou o professor, cada série foi responsável pela pesquisa de informações e leitura sobre determinada obra. “Os alunos do 6º ano trouxeram as histórias de Monteiro Lobato. Do 7º ano, autores da cidade de Alpinópolis. O 8º ano levaram os livros do Harry Potter. O 9º ano do livro ‘O Extraordinário’. Já os alunos do 1º do ensino médio: ‘O Pequeno Príncipe’. O 2º ano vieram com o livro ‘Megera Domada’. Já os alunos do 3º ano: ‘O Alto da Compadecida’”, aponta Marciano.

Para o professor, esse tipo de atividades no ambiente escolar favorece e aprimora o papel da leitura no aprendizado dos alunos.

“Para os professores é um trabalho em equipe, no qual os alunos brilharam com os seus talentos. É importante promover esses eventos, pois a cultura deve ser mergulhada no mundo imaginário da leitura, além de promover a valorização de autores da literatura brasileira e de outras partes do mundo”, aponta.