Destaques Geral

Alpinópolis se prepara para a 4ª Feiralp e a Festa do Reinado

13 de novembro de 2024

NO ENCONTRO COM OS COMERCIANTES EM GERAL, FORAM ALINHADAS AÇÕES QUE VÃO MELHORAR TAMBÉM O ATENDIMENTO AO PÚBLICO / Foto: Reprodução

Ézio Santos

ALPINÓPOLIS – A Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo de Alpinópolis já iniciou os preparativos para a realização da 4º Feiralp (Feirão do Povo) e a 196ª edição da Festa do Reinado, uma das mais tradicionais da região, que data do início do século 19. O primeiro encontro para anunciar algumas mudanças de forma democrática e participativa, quando se discutiu sobre as questões que envolvem os eventos, ocorreu no início deste mês.

Com a presença do prefeito Rafael Freire e do secretário de Cultura, José Geraldo da Silva, o ZGê, a reunião ocorreu na sede da prefeitura, com a participação de comerciantes de alimentos, bebidas, lojistas, trailers, vendedores ambulantes, brinquedos infláveis, pula-pula e outros dos segmentos de vendas ao ar livre. Ultimamente a Secult está realizando diversas ações organizativas e estruturais nos eventos do calendário da cidade, além de fortalecer e fomentar com estruturas, serviços e investimentos.

Neste sentido, ZGê promove ações para os comerciantes e entidades, mas na perspectiva da democracia participativa e a discussão sobre a aplicação do orçamento destinado à cultura. “Paralelamente, apresentei as intencionalidades de realizar os festejos no fomento à diversidade cultural; geração de emprego e renda; investir na construção e fortalecimento de ações que contribuam com a Política de Turismo na cidade”, ressalta.

Uma das mudanças definidas no primeiro encontro ocorrerá com os comerciantes ambulantes, convocados para se regularizarem formalmente na Sala Mineira do Empreendedor – Sebrae – participando do projeto Circula Cultura, que além de não necessitar se credenciamento a cada evento, mas sim por períodos, ainda receberão camisetas gratuitas, com a identificação do projeto e diversas estampas com nossos atrativos turísticos, bens da cidade relacionado ao Patrimônio Histórico e Cultural, Material e Imaterial.

“Além de promoções de eventos pela prefeitura, por meio da Secult, há enormes possibilidades de se estender para outras campanhas nas áreas da saúde, educação, esportes e ação social, uma vez que circulam por toda a cidade e serão uma espécie de difusão física volante por Alpinópolis”, afirmou DGê.

Selo

O secretário conduziu a reunião apresentando algumas mudanças organizativas e estruturais, dentre elas, o Selo Parceira Cultural, que será concedido de forma experimental, para no próximo ano, ser homologado através de Lei Municipal.

“A honraria será cedida para comerciantes que contribuem com as ações realizadas, com o público presente e dentro das ações de cidadania cultural. Assim serão contemplados com este selo e não farão parte do sorteio de vagas, tendas ou mesmo espaços concedidos na área do evento”, explica.