Destaques Política

Vereador Gilvan dos Penedos propõe ‘IPTU Verde’ em Piumhi

13 de novembro de 2024

Proposta do parlamentar deve contribuir para as medidas eficazes de proteção ao meio ambiente no município / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PIUMHI – O vereador Gilvan Antônio da Silva (Gilvan dos Penedos) encaminhou à Prefeitura de Piumhi uma minuta que propõe a criação do projeto de lei que institui no município o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana para beneficiar o meio ambiente, conhecido como ‘IPTU Verde’.

Segundo destacou o parlamentar, o projeto seria um programa de incentivo e de desconto no IPTU aos proprietários que comprovarem que utilizam práticas que auxiliem na preservação ambiental nas residências onde vivem.

A ideia, segundo o vereador, “é reduzir a taxa de contribuição para aqueles proprietários que adotem ações sustentáveis em seus imóveis”, destacou.

Gilvan acredita que o projeto de lei, se aprovado, deve propiciar “uma maneira inteligente de preservar, conservar e proteger o meio ambiente e ainda promover o desenvolvimento sustentável na cidade”.

O vereador lembra que no Brasil e no mundo algumas cidades que são mais modernas e desenvolvidas já concedem esse tipo de benefício tributário, como incentivo para o cidadão adotar práticas e iniciativas sustentáveis nos domicílios.

Taxistas

A Associação dos Taxistas de Piumhi encaminhou uma proposta de Lei Municipal nº 1.626/2004 que regulamenta o serviço público de transporte de passageiros por taxi na cidade.

Segundo informaram Marcelo Alves da Costa e Gaspar José da Costa, respectivamente, presidente e vice-presidente da associação, a proposta, que altera pontos da legislação em vigor seria “de interesse público e se faz necessária diante das novas demandas e desafios enfrentados pelos profissionais do setor”.

De acordo com a Câmara de Piumhi, apoiam a iniciativa os vereadores José Wellington, Fábio Henrique Novaes e Shirley Elaine.

Fundeb

Na sessão da última segunda-feira, 11, a Câmara aprovou, por unanimidade, o requerimento de autoria da vereadora Shirley Elaine Gonçalves, que questiona sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no município.

Segundo a Câmara, a vereadora solicita informações sobe o rateio das sobras de recursos do fundo neste ano entre profissionais da educação. Ela questiona ainda qual saldo disponível e quantos profissionais seriam comtemplados.