Opinião

INFORMES

7 de novembro de 2024

NORMAS PARA OS LAGOS / Foto: Reprodução

Lagos

Mais uma resolução da Agência Nacional das Águas (ANA) promete limitar o uso do reservatório de Furnas e ajudar no enchimento mais rápido do lago, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. A medida entra em vigor no dia 2 de dezembro.

 

Diretrizes

A Resolução nº 193, publicada no dia 10 de maio, define novas diretrizes para a operação dos reservatórios que integram o Sistema Hídrico do Rio Grande. As regras abrangem os reservatórios das hidrelétricas de Furnas, Marechal Mascarenhas de Moraes (Peixoto), Marimbondo e Água Vermelha.

 

Úmido

O documento estabelece dois períodos distintos no ano para o gerenciamento hídrico: o período úmido e o período seco. O período úmido, caracterizado por maior frequência de chuvas, abrange os meses de dezembro a abril.

 

Seco

Já o período seco, que vai de maio a novembro, é marcado por uma significativa redução nas chuvas, o que afeta diretamente o nível do Lago de Furnas, que tende a baixar consideravelmente.

 

Operação

Para mitigar esse impacto, a ANA instituiu faixas de operação que devem ser seguidas pelos reservatórios. Na faixa de operação normal, onde o nível de água está igual ou superior a 50% do volume útil, a cota mínima é 762 metros e não há restrições de vazão.

 

Redução

Já na faixa de operação de atenção, com o nível do reservatório entre 20% e 50% do volume útil – que é a faixa atual –, a vazão média mensal deve ser reduzida para 500 metros cúbicos por segundo.

 

Restrição

Por fim, na faixa de operação de restrição, quando o nível está abaixo de 20% do volume útil, a vazão média mensal é ainda mais limitada, sendo reduzida para 400 metros cúbicos por segundo.

 

Emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda da Prefeitura de Passos, encerra nesta quinta o Conectando Oportunidades. A feira de empregos disponibiliza cerca de 150 vagas em diversas áreas, com a participação de 32 empresas.

 

Vagas

As vagas disponíveis abrangem funções no setor administrativo, saúde, construção civil, comércio varejista, indústria moveleira, hotelaria, ramo alimentício, produção, gerência e coordenação, entre outros.

 

Local

O evento acontece das 9h às 14h nas dependências do Mercadão Municipal. Caso o candidato tenha o perfil compatível com alguma vaga disponível, serão feitas entrevistas no local, podendo o interessado sair do feirão com emprego garantido.

 

Top 5

No ano em que completa quatro décadas de atuação no varejo nacional, a Torrefação Cooxupé celebra mais uma conquista ao se destacar na terceira edição do ranking Líderes do Varejo On-line, realizado pela Revista SuperVarejo.

 

Fornecedores

A pesquisa aponta os maiores fornecedores em faturamento do canal de e-commerce no país. A indústria torrefadora da cooperativa mineira foi destaque na categoria “café moído”, integrando o Top 5 da Região Sudeste.