Destaques Geral

Filme ‘Milagre Vivo’, do cineasta Passense Gustavo Leite, estreia dia 11

31 de outubro de 2024

Obra estreia no dia 11 de novembro nos cinemas de todo o Brasil / Foto: Reprodução

Vinícius Borges

PASSOS – O filme “Milagre Vivo”, do diretor passense Gustavo Leite, estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 11 de novembro. Longa-metragem produzido pela Lumine também estará em exibição na sala do Cine Roxy, em Passos.

A obra conta a história do padre Marlon Múcio, um homem de fé que vive com uma rara e devastadora doença, enfrentando desafios extremos para sobreviver diariamente. Mesmo com sua rotina de 283 comprimidos diários e a dependência de um aparelho respiratório, o padre encara uma jornada de determinação e esperança em sua busca por uma bênção, ao embarcar para a Itália com o desejo de encontrar pessoalmente o Papa.

“Conheci o Padre Marlon em uma das pré-estreias, e o encontro já se mostrou marcante. Lá estava ele, carregando uma pequena mala ligada a um tubo em seu pescoço. A imagem me intrigou. Conversando, ele me explicou que aquela mala era essencial: ela funcionava como um diafragma artificial, e, sem ela, teria apenas dez minutos de vida. Surpreendentemente, ele transmitia uma alegria contagiante, uma disposição genuína. Desde aquele momento, ficou claro que ele era alguém singular, com uma resiliência impressionante e uma forma inspiradora de encarar a vida e o sofrimento”, disse Gustavo.

Conforme o diretor, o filme traz alegria, reflexão e partes emocionantes, prometendo uma “jornada inesquecível” por meio do foco em temas profundos, com momentos dolorosos em constante harmonia com as cenas de leveza e felicidade.

Ainda segundo ele, o coração do filme é a abordagem de questões essenciais sobre a vida e o sofrimento humano.

“A inspiração para o filme nasceu no coração do próprio Padre Marlon. Após assistir às pré-estreias de outros projetos que eu dirigi como Além da Liberdade e a série Brasil de Todos os Santos, ele entrou em contato comigo. Impactado pelas obras, o padre revelou seu desejo de ampliar o conhecimento sobre doenças raras e expressou que não imaginava ninguém melhor para contar essa história”, afirma.

“Sugeri que uma maneira poderosa de retratar essa realidade seria acompanhar de perto a vida de alguém que vivencia essa condição diariamente. Ele adorou a proposta, e assim começamos a planejar um retrato autêntico e íntimo de sua rotina, mostrando os desafios diários de conviver com uma doença rara”, completou o diretor.

De acordo com Gustavo, Milagre Vivo foi repleto de momentos desafiadores, em decorrência das filmagens que foram realizadas tanto no Brasil quanto na Itália, onde foram captadas cenas com o Papa Francisco.

“Para o Padre Marlon, essa viagem foi um verdadeiro teste: ele precisou levar uma mala cheia de medicamentos, além de equipamentos de reserva e baterias para o respirador. Apesar das dificuldades, ele enfrentou tudo com determinação; sentindo que precisava estar lá. Outro grande desafio foi mergulhar profundamente no universo das pessoas com doenças raras, histórias tão comoventes e intensas que nos fazem reavaliar o sentido da vida”, disse.

A trajetória de Gustavo Leite no cinema é marcada por obras que exploram a profundidade humana e espiritual, com projetos internacionais como Além da Liberdade, gravado em cinco países e inspirado na história do psicólogo Viktor Frankl, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, e A Via Sacra, filmado em Israel, onde temas de fé e resiliência são revisitados com uma abordagem cinematográfica única.