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Uemg promove Semana da Comunicação e Design de Moda

30 de outubro de 2024

Evento contou com palestras, bate papos, oficinas e rodas de conversas que contribuíram para o aprendizado dos alunos. / Foto: Reprodução

Luisa Scandorilli

PASSOS – Na última semana, os alunos dos cursos de Design de Moda, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) promoveram a Semana De Comunicação e Design de Moda. Foram realizadas palestras, rodas de conversa e oficinas no Bloco 6 da instituição.

Para o professor e organizador do evento, Jean Carllo, a semana acadêmica oferece a oportunidade de interação e construção de conhecimento, que vão além dos conteúdos trabalhados diariamente nas disciplinas, em sala de aula.

“A Secomd é também uma chance de estreitar contatos com profissionais da área e de promover reflexões a partir de discussões mais amplas. Além disso, é um momento de confraternização, integração e interlocução entre a universidade e a comunidade”, afirma.

Segundo ele, a semana foi criada com o objetivo de promover ações integradas que possibilitem a articulação de estudantes e profissionais dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Design de Moda.

“A ideia é, portanto, fomentar o diálogo entre áreas que possuem particularidades, mas que também compartilham muitos pontos em comum, inclusive desafios”, completou Jean.

A programação teve início na Segunda-feira, 21, com uma palestra sobre antropologia visual com Renato Soares, fotógrafo e antropólogo. Além da Roda de Conversa sobre “A Importância da Imagem” com Victória Belini.

No dia seguinte, o Bloco 6 recebeu oficinas sobre fotografia e moda. No anfiteatro foi realizada a palestra: “Moda como identidade: como transformei meu estilo em marca,” ministrada pela estilista Aline Marques. Além da oficina “Narrativas visuais: fotografia de pessoas” com o casal de ex-alunos da Uemg Marcela Muzetti e Rafael Pimenta.

Na quarta-feira, 23, aconteceu uma oficina sobre bordado manual em chita, com Ana Carolina Melo Lemos.  À noite, as rodas de conversa abordaram os temas: “Comunicação, moda e a presença das mulheres nesse cenário” e “Estilo, Marketing e Fotografia na Moda”. Também foi realizada a oficina “Luz, Câmera, Ação”, com Guilherme Moura.

No penúltimo dia, o centro acadêmico Soppro promoveu o concurso ‘Publi Master’, que abordou a criação e edição de vídeos. Giuliane Mendes comandou a palestra sobre Marketing Estratégico, Branding e Comportamento digital, realizada no pátio. O casal Marcela Muzetti e Rafael Pimenta promoveu a oficina “Narrativas visuais: fotografia de pessoas”.

No último dia foi realizado um desfile de moda que movimentou o pátio da universidade. No auditório, o bate papo sobre Fotojornalismo no dia a dia com Divaldo Moreira despertou interesse de grande parte dos alunos, assim como o prêmio Fotografia do Ano.