28 de outubro de 2024
FORAM UTILIZADOS 131 QUILOS PARA PRODUÇÃO DE BACON, LOMBO, LOMBINHO, COSTELINHA, COPA, PAPADA, PÉS, RABO, PRESUNTO, TENDER, LINGUIÇA FRESCAL, LINGUIÇA DEFUMADA, TORRESMO, PURURUCA E SALSICHÃO DE MIÚDOS / Foto: Divulgação
CAPETINGA – Onze pessoas participaram do curso “Defumador de Carnes e Pescados”, com foco em carne suína, promovido pelo Sistema Faemg Senar promoveu em Capetinga.
O objetivo é fortalecer a agroindústria, incentivando a diversificação da produção. O curso teve duração de 40 horas e aconteceu entre os dias 14 e 18 deste mês, contando com a participação de 11 alunos. A capacitação faz parte dos cursos oferecidos pelo Sistema Faemg Senar para os produtores rurais, através de sindicatos de produtores rurais.
“Esses cursos não só proporcionam aprendizado, mas também reforçam a importância do Agro para a economia local”, afirma o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capetinga, José Luiz da Silva Neto.
Segundo ele, a nova sede do sindicato, inaugurada recentemente, oferece um espaço adequado para capacitações como essa, facilitando a realização de eventos importantes para a comunidade.
Tradicionalmente focada na produção de café e, em menor escala, de leite, a economia de Capetinga também conta com produtores de queijos e quitandas. A produção de embutidos e defumados de carne suína representa uma nova oportunidade. “É uma oportunidade de diversificação e complementação de renda para os produtores”, comenta José Luiz.
“Nós, produtores rurais, aprendemos a conduzir cada processo da forma certa e eficaz. Em termos comerciais, ainda não empreendo nesse ramo, mas produzo para consumo familiar. Já fiz cursos de operação de trator, fabricação de cachaça, queijo, solda e, agora, embutidos. Sempre que posso, participo”, afirmou o produtor Cláudio Faria Bêdo.
“Sou consultor socorrista do SAMU em Franca e produtor de café durante o dia. Todo curso do Senar é de grande valia, com programação bem elaborada e instrutores qualificados”, afirma Bêdo.
Francisco Teodoro de Sousa, outro participante, destacou: “Sou filho de produtor de café e sou apaixonado por gastronomia, especialmente com carnes. Achei o curso muito interessante e quero fazer a parte dois. Já produzo torresmo pré-frito e busco conhecimento para diversificar ainda mais meus produtos”.
“Os depoimentos dos participantes do evento demonstram a importância do protagonismo do Sindicato dos Produtores Rurais no desenvolvimento do agronegócio de Capetinga, que, através do conhecimento e da informação, transforma a vida dos produtores e produtoras rurais, melhorando a qualidade de vida e contribuindo para o avanço e o crescimento do agronegócio local e da região”, destaca o gerente regional do Sistema Faemg Senar de Passos, Rogger Miranda Coelho.
Produtos
Segundo o instrutor Giancarlo Ferreira, que ministrou o curso, os participantes aprenderam e realizaram procedimentos de destrinchamento, divisão e seleção das peças, preparo e defumação.
Durante a capacitação, foram utilizados 131 quilos de carne suína para produzir bacon, lombo, lombinho, costelinha, copa, papada, pés, rabo, presunto, tender, linguiça frescal, linguiça defumada, torresmo, pele pururuca e salsichão de miúdos.
A Agente de Desenvolvimento Rural Simone Maia aponta que o curso foi uma oportunidade para produtores e cozinheiros aprimorarem as habilidades e expandirem os negócios. “O curso é um importante passo inicial para o desenvolvimento da produção de derivados suínos em Capetinga. A ideia é abrir caminhos para quem deseja investir em defumados, uma área ainda pouco explorada na região”, afirma.
Adriana Mariana de Brito Carvalho, outra participante, comentou: “Sou produtora rural e moro na roça. Esse curso foi excelente! Aprendi muito; o professor é nota 100. Pretendo produzir apenas para o consumo familiar e já tenho experiência com carne suína.”