28 de outubro de 2024
ALPINÓPOLIS FAZ CASAS / Foto: Divulgação
Pizzaria
Os registros de ocorrências de crime eleitoral no pleito deste ano em Passos continuam em verdadeiras batalhas judiciais desde a eleição. Mas, como se previa, há mesmo um forte cheiro de pizza no ar – e pizza bem cara!
Casas
Ao contrário do que ocorreu em várias cidades da região, que prometiam centenas de casas populares para a população e não se viu nenhum teto erguido, em Alpinópolis a promessa foi cumprida.
Números
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, continuam o trabalho no maior programa habitacional da história de Alpinópolis: o Morada Digna, com 105 casas populares (foto).
Infra
O bairro Santa Dulce, erguido do zero, já conta com boa parte da sua infraestrutura: ruas asfaltadas, luz, água e esgoto, além de várias unidades populares construídas.
Números
A evolução do número de exames de mamografia na região, mostrado ontem nesta Folha, é relevante. Pena que em todo o país não se observe essa evolução
Realidade
Para se ter uma ideia, em todo território nacional, existem 6.420 mamógrafos, sendo 3.197 em uso no Sistema Único de Saúde (SUS). Os equipamentos podem ser encontrados em 1.306 Municípios, de um total de 5.569 cidades brasileiras.
Atendimento
Além disso, apenas 206 municípios podem realizar atendimento público especializado à população feminina que busca por médicos mastologistas. No Brasil, 344 especialistas são vinculados ao SUS e atendem nessas localidades. No mês em que se reforça a importância da prevenção ao câncer de mama, o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), ligado à Confederação Nacional de Municípios (CNM), reforça a necessidade de investimento do governo federal em ações de saúde da mulher.
Preventivo
Uma preocupação do Movimento Mulheres Municipalistas é o subfinanciamento do Ministério da Saúde tanto para o exame citopatológico (preventivo) como para a mamografia, o que faz com que os Municípios tenham que complementar os valores da tabela SUS, que são muito baixos.
Valores
Atualmente o Ministério da Saúde paga R$ 45 por exame de mamografia e R$ 14,37 por exame citopatológico. Em algumas regiões, os Municípios chegam a complementar o valor da mamografia em até o dobro. Além disso, também custeiam o pagamento de consultas com especialistas e/ou o transporte para que as mulheres.
Competência
A aquisição de equipamentos como mamógrafos compõe o atendimento de alta complexidade do SUS, sendo, assim, competência da União. Além disso, apesar do exame de mamografia ser de competência dos Estados, na atenção especializada, de forma compartilhada com os demais Entes, os Municípios acabam assumindo essa responsabilidade para garantir a integralidade do cuidado.
Meta
Dados do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) mostram que, de janeiro a junho de 2024, o SUS realizou 2.000.027 mamografias em 795 Municípios, um número muito abaixo do ideal, uma vez que a população feminina na faixa etária de 50-69 anos é de mais de 15 milhões.