28 de outubro de 2024
FOTO: REPRODUÇÃO
O fim justifica os meios
Em 1965-1966 estava em Guajará Mirim (RO), padre, na divisa com a Bolívia (só atravessar o rio Mamoré). Um dia recebi dois jovens franceses que se apresentaram como turistas na Bolívia, tomamos um refresco, conversamos, foram embora, e achava que não ia revê-los. Menos de um mês depois um deles volta e me disse que, um dia, estavam nadando num rio da Bolívia, o colega pisou numa raia, o pé se infecionou, com dificuldade encontraram um Médico boliviano que fez uma cirurgia, salvou o colega, mas disse que pelo menos deviam repousar um mês. Logo fiquei conhecendo os falsos turistas… Fiquei conhecendo Regis Debray, que entre 1981-1995 iria desempenhar o papel de Ministro com o Presidente da República Francesa François Mitterand…
Regis providenciou tudo para passar um mês em Guayara Merim (Bolivia). Não tendo muito dinheiro alugou um cômodo numa casa coberta de sapé, com dois finos colchões no chão para dormir. Visitei eles umas 5 vezes e conversei bastante com eles. Quando Regis me disse que era um dos maiores comunistas da França não acreditei, ele me mostrou livrinhos que já tinha escrito sobre Revolução na América Latina, estava aqui para participar… Para ele a Comunismo ia salvar o Mundo! Passado esse mês, acho que o que foi ferido deu um jeito para voltar na França por medo do que que podia acontecer… e Regis Debray foi viver no acampamento de Che Guevara. O Che não gostava dele, pois o acusava de ser muito teórico, de não ser bastante prático. Ele me mostrou um dia que o Che tinha razão. Ele me pediu: – Pierre, tenho algo muito importante a te pedir. E estou sem dinheiro. Se eu pedir a meu pai me mandar dinheiro, e ele tem bastante, ele o fará. Segundo você qual a melhor maneira do meu pai me mandar dinheiro…?”
Ri, e ele ficou bravo…. eu mesmo lhe dei uma lição de comunismo!
– Depois de tudo o que você me disse, estranhei sua pergunta! Segundo você, quem manda na Bolívia?
– Os americanos. E depois….
– Pede para seu pai mandar dinheiro pela National City Bank. Segundo vocês. os Comunistas, o fim não justifica os meios. O fim não é receber dinheiro? Logo usa os meios… (Num regime Comunismo, se o Partido, isto é o Governo, acha que para o Bem de todos devo matar você, é simples, meu dever é matá-lo, e talvez o Governo irá cobrar da sua família a bala que usei!).
Fiquei sabendo que Regis foi decepcionado pelo Comunismo! Escreveu livros sobre comunicação e religiões (que não seria mais o “ópio do povo”). Diz que antes o crente, quando acordava, rezava. Hoje procura saber quais são as últimas notícias! Nesse século, as coisas mudam…
Pierre Bedouch – Passos/MG E-mail: p.bedouch@uol,com.br