26 de outubro de 2024
Municípios da região realizaram 15.937 mamografias entre janeiro e setembro de 2024, segundo o Sistema de Informações de Câncer (Siscan). / Foto: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – Entre o mês de janeiro e setembro deste ano foram realizados 15.937 exames de mamografias na região, com aumento de 7,82% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 14.782 procedimentos nos 27 municípios.
Dados do Sistema de Informações de Câncer (Siscan), gerido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Assistência à Saúde, em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde e as secretarias municipais de Saúde, sendo processado pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus).
Segundo o Siscan, o município de São Sebastião do Paraíso promoveu 3.143 exames entre janeiro e setembro deste ano, concentrando 19,72% do total de mamografias feitas na região. O município evoluiu 9,55% em relação ao mesmo período de 2023, quando realizou 2.869 exames.
Em Passos, 2.636 mamografias foram feitas entre janeiro e setembro do ano passado e, no mesmo período de 2024, já são 2.785, com alta de 5,65%.
O município de Vargem Bonita teve a maior evolução em números proporcionais na região, passando de 13 exames no ano passado para 92 em 2024, aumento de 607,69%, considerando os meses de janeiro a setembro.
Claraval, que teve aumento de 247,14% no número de mamografias realizadas, e Piumhi (144,25%) também registraram alta significativa no número de exames liberados em 2024. O município de Doresópolis fez 33 mamografias entre janeiro e setembro neste ano.
De acordo com o Siscan, oito cidades da região registraram queda no número de mamografias realizadas neste ano, em comparação com o ano passado. Destaque negativo para Itaú de Minas que liberou 201 exames entre janeiro e setembro deste ano. Em 2023, 504 procedimentos foram realizados, queda de 60,12%.
O Siscan orienta que o sistema não está totalmente implantado em todos os estados e municípios, sendo assim, os valores apresentados podem não corresponder à totalidade dos exames e de usuários examinados no SUS.
Municípios promovem eventos de conscientização do Outubro Rosa
Os municípios da região promovem palestras e eventos para conscientizar sobre a importância do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e tratamento do câncer de mama.
Em Cássia, o assistente social da Atenção Primária Maicow Lucas Santos Walhers, realizou durante a semana, uma palestra com as mulheres em sala de espera da Estratégia da Saúde da Família “Dona Horácia Alves de Sousa”.
Segundo a prefeitura, o profissional abordou aspectos biopsicossociais e processo de adoecimento, destacando o tratamento oncológico de forma em geral e, principalmente do câncer de mama.
De acordo com a prefeitura, o encontro também lembrou sobre o papel da mulher na sociedade e sobre a necessidade de um suporte a essa parcela da população, principalmente quando adoece e descobre um diagnóstico.
Carmo do Rio Claro
A Secretaria de Saúde de Carmo do Rio Claro promove a Semana Especial de Conscientização do Outubro Rosa. O evento iniciou nesta sexta-feira, 25, no ESF Continental.
Na próxima terça-feira, 29, às 14h, o encontro acontece no ESF Porto. No dia 30, às 9h30, no ESF Acampamento. Já no dia 31, às 9h, no ESF Pedro Antônio de Melo (Rua Nova) e na UBS Geralda Carielo, às 17h, no ESF Jaime Silva (Rosário) e às 18h, no ESF Casemiro (Bela Vista).
Ibiraci
A Secretaria de Saúde de Ibiraci, por meio da Atenção Primária à Saúde, realizou ações de conscientização a data durante o mês de outubro, intensificando os cuidados à saúde feminina através do “Movimento Rosa”, em todas as unidades dos ESF.
Itamogi
O caminhão Expresso da Vida realiza exames de mamografias no Centro de Especialidades de Itamogi (CEI). A interessada deve agendar a consulta e o procedimento até do dia 31 deste mês.
A prefeitura local orienta para não faltar ao exame, pois no próximo ano automaticamente perderá a vaga. Não deve esquecer também de levar a mamografia feita no ano anterior.
Pratápolis
Nesta quinta-feira, 24, aconteceu a caminhada do Outubro Rosa em Pratápolis, com orientações sobre o programa “Buscando Vidas”, com Ana Carolina Castro. O evento também realizou a aferição de pressão e de glicemia com as enfermeiras Bruna Bernardes e Daiane Ferreira e alongamento com as fisioterapeutas da Atenção Básica Cíntia Freitas e Paula Willian.