Opinião

INFORMES

21 de outubro de 2024

BOLSONARO EM BH / Foto: Reprodução

Eleições

Antes mesmo do final do pleito de 2024, já começam as especulações para o próximo, de 2026. E os vitoriosos na eleição municipal do dia 6 de outubro já iniciam entendimentos com vistas a jornada majoritária de 2026. Até porque, os nomes com possibilidade de contar com o apoio popular já são conhecidos.

 

Estadual

Na Região Metropolitana, alguns estão sendo referenciados, como a prefeita de Contagem, Marília Campos, por sua super votação, vencendo o pleito para reeleição ainda no primeiro turno.

 

Outros

Por outro lado, há um destaque especial para João Marcelo (Cidadania), reeleito como mandatário em Nova Lima com 80% dos votos, algo jamais visto naquele município. Outras vitórias também são contabilizadas, como a de Heron Guimarães (União Brasil), eleito em primeiro turno em Betim, e a petista Margarida Salomão, eleita em primeiro turno em Juiz de Fora.

 

Triângulo

Líder político em todo Triângulo Mineiro, o atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), provou que sua liderança política é consolidada, a ponto de influenciar diretamente na eleição com resultado positivo, liquidando o pleito local também em primeiro turno, de seu afilhado político, Paulo Sérgio (PP).

 

Cenário

O cenário do momento, a nível de Senado é: as duas vagas a serem preenchidas em 2026, estão atualmente sob a batuta dos senadores Rodrigo Pacheco (PSD) e Carlos Viana (Podemos).

 

Sinalizado

O presidente da Casa já sinalizou que disputará o governo de Minas ou tomará outra decisão naquela oportunidade, ou seja, possivelmente, não tentaria um novo mandato para o mesmo posto.

 

Viana

Já Carlos Viana, com o pífio resultado de um 1% como candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, dificilmente seria encorajado a pleitear mais oito anos de mandato como senador.

 

Juventude

Se efetivamente Leão aceitar o desafio para entrar nessa peleja majoritária, provavelmente enfrentará, como adversário, o hoje deputado federal Nikolas Ferreira (PL), uma liderança jovem que poderá se firmar ainda mais, dependendo do resultado do segundo turno nas cidades onde ele se envolveu nas campanhas e Minas e no Brasil

 

Campanha

Ontem, em Belo Horizonte, o ex-presidente Jair Bolsonaro (foto) se encontrou com o candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) Bruno Engler (PL), com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), lideranças políticas e apoiadores para almoço na capital mineira.

 

Fechado

Bolsonaro chegou acompanhado de Engler e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL). O ex-presidente e o grupo fizeram um evento fechado de almoço num restaurante na orla da Lagoa da Pampulha.

 

Aposta

Antes do encontro, Nikolas se mostrou animado para o segundo turno em BH. “É sempre muito bom quando Bolsonaro vem a Belo Horizonte. A gente sabe que foi 54% de votos aqui na eleição passada. Espero de fato que a gente repita esse feito aqui em BH”, afirmou.