Destaques Geral

Delfinópolis recebe Circuito de Formação Audiovisual em novembro

19 de outubro de 2024

Projeto já esteve em São Tomás de Aquino e chega no município no início deste mês./ foto: Reprodução

Carlos Renato

DELFINÓPOLIS – Será realizado em novembro o I Circuito de Formação em Audiovisual em Delfinópolis. A iniciativa é da produtora cultural Laboratório de Criar, que tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento audiovisual. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer, Esporte e Cultura do município.

Segundo o idealizador do circuito, Lucas Oliveira de Jesus, o projeto oferece programação diversificada, com atividades gratuitas presenciais e online, voltadas para educadores, produtores culturais, crianças e adolescentes.

“As inscrições para as atividades remotas estão abertas até o dia 2 de novembro. Dentre os destaques estão o workshop ‘Elaboração de Projetos Audiovisuais e Portfólio Cultural’, agendado para os dias 4 e 5 de novembro, será voltado aos produtores culturais, além da capacitação para educadores sobre a ‘Utilização do Cinema em Sala de Aula a partir da Lei Federal 13.006/2014’, que acontece entre os dias 11 e 13 de novembro. Ambos os eventos ocorrerão em formato online e contam com vagas limitadas”, informa Lucas.

Segundo ele, o circuito oferece duas atividades presenciais nas escolas da rede pública de Delfinópolis, em datas que ainda serão divulgadas.

“O curso ‘Formação Teórica em Cinema’ é destinado a adolescentes de 13 a 18 anos e proporciona uma imersão no universo cinematográfico brasileiro. Já a oficina ‘O

Cinema Nasce na Imaginação – A Arte de Contar Histórias’, será voltada para crianças de 6 a 12 anos e visa estimular a criatividade e o fascínio pela sétima arte”, aponta.

Para Lucas, o projeto social foi pensado para atender diversos públicos que atuam, direta ou indiretamente, no audiovisual, para possibilitar a criatividade e a formação desses profissionais já capacitados, mas também atende a pessoas que querem compreender o cinema de forma crítica.

Conforme ressalta o idealizador, o projeto esteve neste mês em São Tomás de Aquino e Santo Antônio da Posse, no interior paulista, sendo condicionado a editais culturais da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

“Estamos trabalhando para viabilizar a aprovação desse projeto em outras localidades. Já temos atividades confirmadas para a região de Manhuaçu, no leste de Minas, e estamos aguardando a aprovação na região de Desterro de Entre Rios”, afirma.

Lucas reforça ainda que o Laboratório de Criar trabalha para expandir as atividades do circuito em 2025 nos estados de Goiás e Rio Grande do Sul.

As inscrições para as atividades em Delfinópolis já estão disponíveis pelo site: https://www.laboratoriodecriar.com.br/. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo Instagram: @laboratoriodecriar.art.