8 de outubro de 2024
O candidato Marcelino Silva (Republicanos) foi eleito na Barra com diferença de 16 votos./ Foto: Reprodução.
Carlos Renato
PASSOS – O novo prefeito de São José da Barra, Marcelo Rodrigues da Silva (Marcelinho Silva), do Republicanos, foi eleito com apenas 16 votos a mais que o segundo colocado. Em Fortaleza de Minas, a diferença foi de 121 votos entre os dois candidatos mais bem colocados. Os dois municípios registraram as disputas mais acirradas da região.
Marcelinho Silva recebeu 2.536 votos ou 46,57% de todos os votos válidos do município. O segundo colocado, André Luiz, do PSD, obteve 2.520 dos votos computados (46,28%).
Já a diferença do prefeito eleito para o terceiro colocado, Hélio Henrique Oliveira Souza Júnnior – Helinho (Novo), foi de 2.386 votos. São José da Barra teve 107 votos nulos (1,91%), 41 brancos (0,73%) e abstenção de 1.366 eleitores (19,63% do total do eleitorado).
Em Fortaleza de Minas, o candidato Márcio Domingos de Andrade – Marcinho (PDT) – conseguiu 827 votos, o que corresponde a 31,61% do total de votos válidos. O segundo colocado, Jovani Neferson, do PRD, teve 706 votos, com 26,99% do total de votos.
Jovani ainda não teve a candidatura deferida pela Justiça Eleitoral, e os votos recebidos estão em sub judice, conforme informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Vargem Bonita
O município de Vargem Bonita teve uma eleição atípica em 2024. Os eleitores puderam votar em apenas uma candidatura para a disputa eleitoral.
O candidato José Garcia de Faria (Garcia), que concorre pelo PSDB, foi eleito prefeito pela primeira vez, com 1.940 votos. Ele havia perdido a disputa na eleição municipal de 2020.
O TSE divulgou ainda 145 votos nulos, o que representa em 6,37% do total do eleitorado que compareceu às urnas. Outras 192 pessoas votaram em branco (8,43%).
A Justiça Eleitoral ainda contabilizou abstenção de 489 eleitores, sendo 17,68% do total do eleitorado no município.
Partidos Políticos
Considerando os eleitos ao cargo no Poder Executivo na região, a sigla com mais candidatos eleitos foi o Partido Social Democrático (PSD), com sete prefeitos, sendo seis reeleitos (Carmo do Rio Claro, Jacuí, Passos, Piumhi, Pimenta e São Sebastião do Paraíso).
A exceção foi em São Tomás de Aquino, com a vitória de Daniel Tineca, que conquistou o cargo pela primeira vez, com 2.941 votos (63,26%). Tineca é o atual vice-prefeito do munícipio e foi eleito vereador na eleição de 2016.
Atrás do PSD, aparecem o Partido Liberal (PL) com cinco prefeitos eleitos (Capitólio, Ibiraci, Itamogi, Nova Resende e Pratápolis), PSDB (Guapé, Monte Santo de Minas e Vargem Bonita) e União Brasil (Bom Jesus da Penha, Itaú de Minas e São Roque de Minas), que conquistaram três prefeituras cada.
O Cidadania (Capetinga e Cássia) e o Solidariedade (Doresópolis e São João Batista do Glória) tiveram dois candidatos vencedores.
Os partidos que tiveram apenas um candidato eleito nas prefeituras são: PSB (Alpinópolis), Avante (Claraval), MDB (Delfinópolis), Republicanos (São José da Barra) e PDT (Fortaleza de Minas).