Destaques Política

Cartório Eleitoral faz auditoria em urnas eletrônicas em Passos

1 de outubro de 2024

Etapa serve para realizar a demonstração da votação e verificação da autenticidade e da integridade dos programas instalados nos equipamentos./ FOTO: Divulgação

Carlos Renato

PASSOS – O Cartório Eleitoral de Passos realizou nesta segunda-feira, 30, uma auditoria pública nas urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição municipal do próximo domingo, 6.

Segundo informações do chefe do cartório, Alexandre Araújo, serão sorteadas cinco urnas, já carregadas com os dados dos candidatos e dos eleitores, para extrair os resumos digitais e as assinaturas digitais dos programas nelas instalados.

“Essa etapa deve realizar a demonstração da votação e verificação da autenticidade e da integridade dos programas instalados nos equipamentos”.

“Dessa forma, vamos conferir sua autenticidade e integridade. Com isso, temos a certeza de que os programas que foram introduzidos nas urnas são realmente aqueles compilados e lacrados no Tribunal Superior Eleitoral, na cerimônia de lacração, que ocorreu no último dia 10 de setembro”, disse.

Conforme Alexandre, após essa auditoria, as etapas de preparação das urnas estarão concluídas para o pleito deste ano. “As mídias de carga foram definitivamente lacradas em envelopes de segurança, na presença de todos, com a devida assinatura”, destacou.

Carga nas urnas

Neste fim de semana, o Cartório Eleitoral de Passos finalizou a cerimônia pública da carga de dados oficiais e de preparação das urnas eletrônicas.

“As 293 urnas que serão usadas em Passos receberem carga, foram lacradas e testadas, que inclui urnas de seção e urnas reservas. Os trabalhos foram suspensos de sábado, às 15h, e retomamos no domingo, às 8h”, ressaltou Alexandre.

Segundo informações do cartório, foram geradas cinco mídias de carga, referentes às 276 mesas receptoras de votos do município de Passos, que foram acondicionadas no envelope de segurança lacrado e guardadas em local reservado.

“Também foram geradas 10 mídias de votação para contingência bem como duas mídias de votação para serem utilizadas no autoteste das urnas de contingência. Ato contínuo, foram geradas 291 mídias de resultado, sendo 276 referentes às mesas receptoras de Passos e cinco para contingência. Por fim, foram geradas duas mídias contendo múltiplos aplicativos, sendo que todas essas mídias contendo aplicativos foram guardadas em local reservado, sob custódia do chefe de Cartório”, informou.

Retranca

Voto em trânsito não é permitido em pleito municipal

BRASÍLIA – No próximo domingo, 6, data do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, eleitoras e eleitores vão eleger novos representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que vão atuar pelos próximos quatro anos.

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o voto em trânsito não é permitido nas eleições municipais, apenas em pleitos gerais, aqueles que não estiverem em seu domicílio eleitoral, onde residem ou têm vínculos, e não puderem votar deverão justificar a ausência.

A votação em trânsito ocorre somente em ano de eleições gerais, para Presidência da República, Senado Federal, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Câmara dos Deputados e governos estaduais, em locais de votação convencionais ou criados para essa finalidade nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitoras e eleitores.

Como justificar o voto?

Nas Eleições de 2024, a justificativa de ausência à votação deve ser apresentada preferencialmente pelo e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral que pode ser baixado na nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. No dia da eleição, também é possível imprimir o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF) e entregá-lo preenchido nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas pelos tribunais regionais eleitorais e pelos cartórios eleitorais.

Prazo  

Quem não apresentar a justificativa no dia das eleições poderá justificar a ausência até 60 dias após cada turno. Além do e-Título, é possível realizar o procedimento pelo Sistema Justifica, no Portal do TSE.

Outra opção é preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo pelos Correios à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Mas atenção: esse requerimento é diferente daquele preenchido no dia da eleição.