20 de setembro de 2024
Não ocorreram crises respiratórias entre os internos durante o período./ Foto: Reprodução
Ézio Santos
PASSOS – Mesmo durante o período de estiagem que já se aproxima de quatro meses em Passos e região, agravado por queimadas, baixa umidade relativa do ar e muita fumaça, os internos do Lar São Vicente de Paulo estão clinicamente bem. Nenhum caso de crises causadas por doenças respiratórias, internações e óbitos foi registrado nos últimos meses.
Seguindo as normas do Estatuto da Pessoa Idosa e legislação que rege a Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), a responsável técnica e gerente do Lar, Patrícia Goulart de Souza, revelou que todos os 90 internos acima de 60 anos e abaixo de 108 anos, estão muito bem clinicamente em relação aos males que o clima de inverno pode causar. Há duas pessoas abaixo da idade mínima, porém estão recolhidos há mais de 40 anos e na época não existia oficialmente as diretrizes atualizadas.
Patrícia revelou que os casos de crises respiratórias graves não ocorreram porque os preceitos são seguidos de forma rígida pela equipe de saúde do Lar. “O ambiente aqui é arejado, tem boa ventilação, os banhos são frescos, usam roupas mais leves, hidratação constante, incluindo a pele, sucos, frutas sempre, e inalação, se for necessária. Apesar do calor, ar seco e fumaça, estão todos bem. Exceto aquelas pessoas que possuem outras comorbidades, porém nenhuma contraiu a covid 19, dengue e a gripe H1N1”.
Neste mês, está sendo comemorado o setembro voltado para os idosos do Lar São Vicente com diversas atividades realizadas desde o dia 2, com a Banda do 12º Batalhão da Polícia Militar de Passos se apresentando antes da Tarde do Pastel. Na sequência, tiveram os dias da Beleza, do Sorvete, visita ao Santuário de Santa Rita, em Cássia, receberam a visita dos ‘Doutores da Alegria’, Tarde da Pizza, Cinema com o filme ‘Sílvio’ e, amanhã à tarde, serão servidos lanches.
Dentre as próximas atividades do mês, a mais importante acontece em 27 de setembro, quando é recordado anualmente o Dia de São Vicente de Paulo. Haverá carreata, às 10h, reza o terço, às 15h, churrasco e celebração da Santa Missa, às 20h.
O horário de visitas diariamente é entre 13h e 15h. Aos domingos, celebração de missa com o pároco de São José e capelão do Lar, Willian Franquis. A pessoa mais longeva do Lar é Maria Bárbara de Carvalho, com 107 anos. Desde janeiro foram registrados seis óbitos entre os internos.