19 de setembro de 2024
ESTUDANTES PARTICIPAM DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO POLÍTICA EM ATIVIDADES DE ACOLHIDA E ENTROSAMENTO. PLENÁRIA FINAL SERÁ NA SEXTA-FEIRA, 20;/ FOTO: REPRODUÇÃO
BELO HORIZONTE – A etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas teve início nesta quarta-feira, 18, quando estudantes de todos os polos regionais foram recebidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ao longo da tarde, eles participam de atividades de acolhida, exposição da dinâmica da plenária final e vivência de entrosamento.
O Parlamento Jovem é uma iniciativa de formação política para estudantes do ensino médio, desenvolvida em parceria da ALMG com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. Por meio dessa iniciativa, os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre política e sobre formas de participação no Poder Legislativo.
Após a realização de etapas municipais e regionais, os representantes de cada cidade chegam à etapa estadual, para debater um tema de relevância social. Em 2024, o tema em discussão é “Melhorias no ensino escolar”.
Durante a plenária final, a ser realizada nesta sexta-feira, 20, a partir das 10 horas, serão votadas propostas que foram construídas e aprimoradas pelos próprios estudantes ao longo de todo o ano. Essas propostas vão compor um documento que será encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG. As sugestões apresentadas podem se desdobrar em projetos de lei e pedidos de providências para melhorar a qualidade do ensino.
Antes, nesta quinta-feira,19, pela manhã, os grupos de trabalho escolhem seus coordenadores e iniciam as discussões para priorizar as propostas que serão submetidas a votação em cada um dos três subtemas: “Melhorias do ambiente de ensino-prendizagem”, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “Fortalecimento da gestão democrática”.
À tarde, será definido o tema da edição de 2025. Encerrando a agenda do dia, haverá um estudo dirigido, com a leitura do documento de propostas e esclarecimentos antes da plenária final
Maravilhoso. Impactante. Transformador. Estas são algumas das palavras utilizadas por estudantes, professores e coordenadores de várias regiões do Estado para definir o Parlamento Jovem de Minas.
Para a estudante do ensino médio em Unaí Maria Eduarda Costa Souza, as atividades do PJ foram importantes para despertar o interesse pela política. “Antes, eu odiava política. Agora eu aprendi a gostar. É um assunto que eu consigo discutir melhor com meus pais e meus colegas”, disse.
Segundo o coordenador do Parlamento Jovem em Bicas (Zona da Mata), Guilherme Sabino, a iniciativa é importante para mostrar aos estudantes a importância da educação cidadã e da participação política. “Tem aluno que pediu para participar do programa, que vai além das fronteiras da sala de aula e tem impacto real na sociedade”, afirma.
Já a professora de História Julie Beatriz Ferreira, de Campo Florido (Triângulo Mineiro), conta que o Parlamento Jovem ensina aos estudantes a importância da participação política. “Os alunos conhecem o que acontece no Poder Legislativo, o que são políticas públicas e quais os seus direitos como cidadãos. Isso os ajuda a se tornarem pessoas melhores”, diz.
Na opinião da professora, a experiência no Parlamento Jovem é transformadora para os estudantes, que passam a ter mais consciência sobre a política partidária. Como profissional da educação, ela considera gratificante a participação no programa. “Foi inovador e prazeroso. Eu me senti uma professora mais valorizada”, conclui.