17 de setembro de 2024
CANDIDATOS EM DEBATE./ FOTO: Divulgação
Debate
O portal G1Sul de Minas, do Grupo EP, promove um debate entre os candidatos à Prefeitura de Passos nesta terça-feira, 17, às 14h30. O embate será transmitido ao vivo pelo portal e ficará disponível na íntegra no portal para aqueles que não conseguirem acompanhar ao vivo.
Presenças
Todos os três candidatos anunciados após as convenções foram convidados. São eles: Delegado Rodney Malveira (PT), Diego Oliveira (PSD) e Simone Cristina (PL). Este deverá ser o único debate na atual campanha envolvendo os candidatos de Passos.
Dinâmica
A dinâmica do debate de Passos foi definida em reunião com representantes das candidaturas na sede da emissora, em Varginha. Com a concordância de todas as candidaturas, o debate será dividido em cinco blocos.
Perguntas
No primeiro bloco livre: candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido; segue-se o bloco com jornalistas: jornalistas do Grupo EP formulam perguntas e os candidatos respondem e comentam.
Tema
Em seguida virá o bloco de tema único: candidato pergunta para candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no G1; depois virá outro bloco livre: candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido.
Final
Por fim, virá o bloco tema único e considerações finais: candidato pergunta para candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no G1. Ao final, terão um tempo para considerações finais.
Tempos
Nos blocos livre e temático a divisão do tempo ficou da seguinte forma: pergunta: 30 segundos; resposta: 1 minuto e 30 segundos; réplica: 30 segundos; e tréplica: 30 segundos.
Jornalistas
Por sua vez, no bloco com jornalistas, um candidato é questionado e um segundo, a ser sorteado, comenta, com a seguinte divisão de tempo: pergunta do jornalista: 30 segundos; resposta: 1 minuto e 30 segundos; comentário de outro candidato: 30 segundos; réplica do candidato que respondeu: 30 segundos. Antes de encerrar o quinto bloco, os candidatos ainda terão 1 minuto, cada, para considerações finais.
Seca
Minas Gerais não vai proibir a venda de bebidas alcoólicas durante as eleições municipais de 2024, tanto no primeiro turno, no dia 6 de outubro, quanto em um possível segundo turno, em 27 de outubro.
Direito
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a entidade enxerga que a decisão respeita o direito de escolha dos cidadãos.
Faiô
Após dias de tempo seco e baixa umidade do ar, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previa para esta segunda-feira chuvas intensas em 29 cidades do Sul de Minas. Segundo o Inmet, poderiam ocorrer chuvas entre 20 e 50 milímetros e ventos intensos, de até 60 quilômetros por hora. Mas no final do dia a previsão não se confirmou e não caiu uma gota na região.