6 de setembro de 2024
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DELFINÓPOLIS – Na última terça-feira, 3, lideranças municipais, associações e representantes da sociedade de Delfinópolis se reuniram na Fazenda Jatobá para participar do Encontro “Território da Canastra”. O evento teve como objetivo apresentar a proposta de criação da Marca Território, visando promover e preservar a identidade regional.
A iniciativa foi uma parceria do Sicoob Sarom com o Sebrae/MG, com o apoio da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan) e da Associação dos Cafeicultores da Canastra (ACanastra). O projeto busca impulsionar a economia local, fortalecendo e qualificando a produção do queijo, café, mel, banana, entre outros agregados regionais, bem como os serviços relacionados ao turismo ecológico e gastronômico.
A gerente da agência do Sicoob Sarom em Delfinópolis, Estephânia Lemos, deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou a importância desse debate para o desenvolvimento do município. Ela também destacou os principais investimentos sociais realizados e os serem concretizados pela Cooperativa na cidade, como a ampliação do Centro de Educação Criança Feliz, que beneficiará 70 crianças da comunidade.
A analista do Sebrae/MG, Carolina Alvim, enfatizou a importância da parceria entre o Sebrae e o Sicoob Sarom para o desenvolvimento do Território da Canastra. Ela mencionou a criação de associações como a Aprocan e a ACanastra como exemplos desse progresso. Em sua visão, o projeto da marca território possui grande potencial e acredita que essa iniciativa trará ainda mais prosperidade para a comunidade.
Inspirado pelo sucesso do modelo de desenvolvimento do Sudtirol, na Itália, o projeto, que também tem a parceria com as cooperativas do Sicoob da região da Serra da Canastra – Credialto, Credibam, Credicapi e Credipimenta, visa criar um selo da Marca Território para padronizar a qualidade e destacar a autenticidade dos produtos locais, prevenindo falsificações.
Durante o evento, Higor Freitas, gerente executivo da Aprocan, compartilhou insights sobre como a região italiana alcançou crescimento econômico por meio da padronização e certificação de seus produtos e serviços, evidenciando que esse modelo é o mais adequado para o Território da Canastra.
O presidente do Sicoob Sarom, João Carlos Leite reforçou a importância histórica do queijo na Canastra, considerando um símbolo de qualidade e tradição regional e o estado de Minas Gerais.
Ele ressaltou a necessidade de criar a Marca Território Canastra para garantir aos consumidores a excelência dos produtos e serviços da região, impulsionando assim a economia e o turismo dos municípios que fazem parte.
“O Território da Canastra é nosso patrimônio, um símbolo de qualidade e tradição. Chegou o momento de criarmos a Marca Território Canastra para certificar e padronizar os produtos e serviços da nossa região, assegurando aos consumidores a excelência do que oferecemos e impulsionando nossa economia”, disse.
O evento culminou em um debate sobre a relevância da criação da Marca Território Canastra, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização dos recursos de cada localidade. Esse passo promete abrir caminho para um futuro próspero e sustentável para os municípios que serão beneficiados pelo projeto.