Destaques Geral

Projeto da Uemg busca conscientização sobre vacinas

6 de setembro de 2024

O projeto é contemplado com bolsa, concedida pelo Edital n° 1/2024 do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PAEx) da UEMG./ foto: reprodução

Vinícius Borges

PASSOS – O ImunoEduca é um projeto de extensão universitária do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) unidade de Passos que tem por objetivo a conscientização da importância das vacinas entre alunos, pais e professores da educação infantil do município.

Segundo a professora do Curso de Enfermagem e coordenadora do projeto, Fabrine Aguilar Jardim Pinto, o ImunoEduca busca fortalecer a saúde coletiva, incentivar uma cultura de prevenção contra doenças imunopreveníveis e fomentar o desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade e conscientização sobre a imunização no ambiente escolar, reforçando a vacinação como um ato de cuidado com a própria saúde e a da comunidade.

Além de proporcionar aos estudantes de Enfermagem da Uemg a oportunidade de envolvimento em atividades sobre vacinação nas escolas, permitindo-os aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação em contextos práticos e contribuir para a promoção da saúde pública.

Ainda de acordo com Fabrine, as atividades desenvolvidas no projeto são adaptadas ao público-alvo. Para as crianças, são realizadas atividades lúdicas, como teatros interativos, que abordam a importância das vacinas e a prevenção de doenças.

Enquanto com os pais e educadores, são organizadas rodas de conversa, onde se discutem, temas relacionados à vacinação e à saúde pública. Essas conversas buscam promover o esclarecimento de dúvidas, a troca de experiências, bem como o fortalecimento da conscientização sobre a importância das vacinas para a saúde das crianças.

Conforme a coordenadora, os principais temas abordados são a importância da vacinação, a desmistificação das vacinas e o combate às fake news, além do calendário vacinal e das campanhas de vacinação. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Múcio de Alencar Viana está sendo contemplado com o projeto. O próximo Cemei a ser atendido será o Astrogilda Corrêa Barbosa, com atividades previstas para o início deste mês de setembro.

Além de Fabrine, as atividades desenvolvidas pelas alunas, garantindo que estejam alinhadas com os objetivos propostos, o ImunoEduca ainda conta com a estudante Lívia Gonçalves Dias do Val Alcântara, que é bolsista do projeto e as voluntárias Ana Luiza Silva Gomes e Tallyta Oliveira Silva.

“As parcerias com as escolas são estabelecidas por meio da apresentação detalhada do projeto à direção. Durante essa fase, os objetivos, as atividades previstas e os benefícios do projeto são explicados. Somente após a aprovação e a obtenção da autorização por escrito da direção, as atividades são iniciadas”, disse a supervisora sobre a aplicação do projeto nas escolas.