Opinião

DO LEITOR

4 de setembro de 2024

Brazil flag on people palm hands raising up for volunteer, voting, help wanted, and national holiday celebration praying for Brazilian power isolated on blue sky background (clipping path)

Ótimo PIB

Não dá para sair comemorando esse ótimo PIB de 1,4% do 2º semestre deste ano como divulgado pelo. Resultado esse acima das expectativas do mercado. Que, no acumulado do ano tem crescimento de 2,5%, com boas possibilidades de fechar 2024, com PIB de 2,9%, tal qual ao de 2023. Mas, mesmo chegando aos 2,9%, ficará bem abaixo da média de crescimento 3,8%, dos últimos 2 anos da gestão de Jair Bolsonaro, como de alta de 4,8%, em 2021, e 2,9% em 2022. Portanto, Lula, até aqui, não entrega o que prometeu e deve muito mais…  Como de impor austeridade em sua gestão na busca do inadiável equilíbrio fiscal, e da inflação na meta de 3%, vicejando mais investimentos e PIBs robustos.  E se parceiro fosse desta importante regra econômica, hoje, os juros e a inflação estariam mais baixos. E a população principalmente mais pobre teria mais (quando tem…) comida na mesa… Portanto, ficar comemorando esse PIB de 1,4% do 2º semestre é demagogia pura…

Paulo Panossian – São Carlos/SP

 

Vergonha nacional.

O Ministro do STF, Alexandre de Moraes, com o bloqueio da Rede Social X, presta um desserviço ao Pais, pela suspensão de 22 milhões de Brasileiros conectados à Rede Social, que utilizam para seus negócios, e suas comunicações.

Sabemos que essa briguinha é de longa data, porque não resolvem isso num Tribunal Internacional, em lugar da punição aos 22 milhões de Brasileiros. Uma vergonha nacional, porque agora nos juntamos a China, Venezuela, Coreia do Norte, Irã, que seus milhões de habitantes não tem acesso a essa Rede Social. Isso é o Brasil que vira noticia em todo mundo, por uma rusga de quem seria o mais forte, me pergunto agora, qual será a próxima Rede Social. Eu quero minha conta no X de Volta, em 48 horas, não fiz nada,  chamem o VAR, e resolvam os dois e não em uma canetada, prejudicam 22 milhões de Brasileiros. Quero meu X de volta em 48 horas, se virem.

José Pedro Naisser – Curitiba/PR