29 de agosto de 2024
43 profissionais da área da Educação de três cidades da região participaram do encontro / Foto: Divulgação
Carlos Renato
PIMENTA – O município de Pimenta sediou o 4º ‘Encontro de Formação de Leitura e Escrita na Educação Infantil’. O encontro ocorreu no último final de semana, na Escola Municipal Santa Rita reunindo 43 professoras das cidades de Pimenta, Capitólio e São Roque de Minas.
O evento foi conduzido por Celma Maria Nunes, natural de Capitólio e mestra em Educação e formadora do curso.
Segundo informações da Prefeitura de Pimenta, o encontro fez parte do programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, que visa à formação continuada de profissionais da Educação Infantil, com foco na oralidade, leitura e escrita.
“O objetivo é apoiar teórica e metodologicamente os docentes, proporcionando práticas educativas que ampliem as experiências das crianças”, destacou a administração.
Segundo a secretária de Educação de Pimenta, Maria Gorete de Araújo Costa, esses encontros são essenciais para fomentar diálogos, reflexões e trocas de experiências, permitindo que as professoras aprendam e cresçam profissionalmente a partir das vivências compartilhadas.
A secretária, juntamente com a articuladora municipal, Luciana Lopes Souza, expressaram gratidão a todos que contribuíram para a realização do encontro. “O apoio e dedicação de cada participante foram fundamentais para o sucesso do evento”, disse Maria Gorete.
Conforme acordado entre as cidades envolvidas, deve haver um revezamento mensal na organização dos cursos.
Seminário
No último sábado, 24, o Galpão Cultural de Pimenta sediou o ‘Seminário de História, Patrimônio Cultural e Turismo: Viabilidades e Convergências’, promovido pela Grutas e Mar de Minas (IGR), Coletivo Inconfidentes e a Secretaria de Cultura e Turismo de Pimenta. O evento reuniu profissionais para discutir o futuro do turismo e da preservação cultural na região.
De acordo com a prefeitura, o geógrafo e mestre em Geografia, Leonardo Alves, abordou os aspectos históricos e culturais do Vale de Itapecerica; Lucélio Nativo Assunção, professor e ambientalista, destacou a preservação ambiental e o turismo sustentável; Eduardo Valente, gestor de cultura e turismo, falou sobre o projeto Picada de Goiás; e Denílson Teixeira, turismólogo, discutiu a captação de recursos federais para turismo e cultura.
O secretário de Cultura e Turismo de Pimenta, Paulo Esteves, abriu o evento enfatizando as riquezas culturais da cidade e a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento local. A gestora da IGR, Fernanda Cunha, também ressaltou a relevância do seminário para a integração regional e o turismo sustentável.
O evento contou ainda com apresentações culturais de Wagner Viola e do poeta Charles Abraão. O secretário do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Iácones Batista, doou acervos de livros para bibliotecas locais, enriquecendo as comunidades.
Segundo a prefeitura, gestores culturais e professores participaram ativamente, promovendo aprendizado e colaboração, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo em Pimenta e na região.