Destaques Esporte

Campeão da Libertadores estreia dia 11 de dezembro na Copa Intercontinental

27 de agosto de 2024

Campeão da Libertadores enfrentará o Pachuca, do México, na estreia do torneio / Foto: Reprodução

PASSOS – Nesta segunda-feira, 26, o Al Ain, dos Emirados Árabes, anunciou em suas redes sociais o calendário de jogos da primeira edição da Copa Intercontinental, que substituirá o antigo Mundial de Clubes. O campeão da Libertadores fará sua estreia no dia 11 de dezembro. O adversário será o Pachuca, do México, atual vencedor da Concacaf.

A Fifa, responsável pela organização do torneio, ainda não confirmou o local onde a partida acontecerá, mas há a chance de trazer o jogo para o território sul-americano.

A competição, que a partir de 2024 assume o lugar do Mundial de Clubes, traz mudanças importantes em seu formato. Diferente do antigo modelo, que contava com sete equipes disputando o título, a nova Copa Intercontinental garante uma vaga direta na final ao vencedor da Uefa Champions League. Em 2024, o Real Madrid, campeão da competição europeia, já está classificado para a decisão, marcada para 18 de dezembro.

Outra alteração significativa é a nova jornada do campeão da Copa Libertadores, que agora precisará superar um jogo a mais para conquistar o título. Antes, o vencedor da Libertadores começava sua participação diretamente nas semifinais do Mundial. Agora, no novo formato, ele fará sua estreia nas quartas de final contra o campeão da Concacaf. O campeão da Liberta só será conhecido no final de novembro.

A primeira edição da Copa Intercontinental ocorrerá entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

O torneio será aberto em 22 de setembro, com o confronto entre Al Ain e Auckland City, da Nova Zelândia. O vencedor enfrentará o Al Ahly, do Egito, nas quartas de final.