Destaques Polícia

Incêndio destrói área de mata e causa grande poluição em Paraíso

22 de agosto de 2024

Moradores reclamavam da fumaça que invadia as casas e da fuligem / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – Um incêndio de grandes proporções foi registrado no domingo, 18, em São Sebastião do Paraíso. Segundo informações de populares, o fogo teria iniciado por volta das 15h em uma área de vegetação nas imediações do bairro Maria Italiana. O Corpo de Bombeiros trabalhou por cerca de cinco horas na área atingida e gastou mais de 50 mil litros de água para controlar a situação.

O fogo, que teria iniciado em um terreno no bairro Maria Italiana, rapidamente se espalhou e afetou uma grande área de vegetação e mata de preservação ambiental. As labaredas se alastraram e chegaram as margens da avenida Zezé Amaral. Uma área verde na divisa com o Jardim Mediterranèe também foi atingida.

A fumaça tomou parte da avenida e foi preciso a intervenção da Guarda Civil Municipal para organizar o fluxo de veículos naquela região. O fluxo de veículos tornou-se intenso e os motoristas tiveram dificuldades para transitar. A situação normalizou por volta das 20h.

O trabalho dos bombeiros foi intenso, com combate em várias áreas. Por conta dos fortes ventos e da vegetação seca, o fogo se espalhou com facilidade, o que dificultou o controle. Em uma área onde havia uma plantação de bambus era possível ver altas chamas e também ouvir os estalos com a madeira sendo queimada por mais de horas.

Moradores reclamaram da fumaça que invadiu as casas e da fuligem. Conforme informações os Bombeiros, foram utilizados cerca de 50 mil litros de água. Também ocorreu o trabalho de rescaldo. Ainda assim, no dia seguinte, quem passou pela avenida Zezé Amaral pode ver restos de madeiras fumegando.

O saldo foi de uma grande área, que não foi dimensionada, devastada pelo fogo, vários animais e pássaros ficaram sem seus abrigos e a população do entorno onde houve o incêndio passou várias horas com a poluição, sendo constatado grande prejuízo ambiental com a vegetação e o meio ambiente destruído. O causador do incêndio não foi localizado e ninguém foi preso nesta ação criminosa.

Repercussão

O assunto repercutiu na Sessão Ordinária da Câmara na segunda-feira,19. O vereador Marcos Antônio Vitorino relatou que foi acionado por diversas pessoas, inclusive moradores das proximidades da área afetada. Eles demonstraram preocupação em relação a dificuldades enfrentadas pelos bombeiros no atendimento da ocorrência. “A área atingida foi grande e o vento fazia com que o fogo se espalhasse com muita facilidade dificultando as ações de combate aos vários focos de incêndio que surgiam”.

O vereador chamou a atenção para a necessidade de o município ter um caminhão pipa em condições de auxiliar os bombeiros nestas situações. “Seria importante e interessante que se crie uma brigada de combate a incêndios para ajudar nestas horas. Sabemos que os bombeiros se empenham ao máximo, eles têm atendido aqui, na zona rural e em outros municípios”, pondera Marcos. De acordo com ele, providências podem ser tomadas para evitar que se tenha prejuízos maiores com este tipo de situação.

Ainda de acordo com Marcos Vitorino, é preciso cobrar o Governo do Estado, os responsáveis pela segurança, para que se tenha maior aparato e efetivo. “Sabemos que por aqui o efetivo está bem reduzido e isso pode comprometer no atendimento, principalmente de ocorrências simultâneas”. O vereador lamentou ainda que muitas vidas de animais silvestres e pássaros foram perdidas e vários ficaram desabrigados, sem contar o prejuízo ambiental para os moradores devido a poluição e a sujeira.