16 de agosto de 2024
Em comparação com o mês de julho do ano passado, a região registrou aumento de 12,3%. Destaque para o setor de serviços que abriu 508 novas empresas / Foto: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – No mês passado, 758 empresas foram abertas nos 27 municípios da região. O número é 12,3% maior que o registrado em julho de 2023, que teve 675 novas empresas constituídas.
Os dados compõem o relatório mensal divulgado na última quarta-feira, 14, pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG).
Segundo a Jucemg, 18 municípios da região registraram aumento no número de empresas abertas no mês passado, em comparação com o mesmo período de 2023.
Destaque para Fortaleza de Minas, que teve alta de 500%, a maior evolução na região proporcionalmente, passando de uma empresa aberta no mês de julho do ano passado, para seis estabelecimentos pelo mesmo período deste ano.
Capetinga (133,33%) e Nova Resende (109,1%) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, em maior crescimento na abertura de empreendimentos. Em Capetinga sete empresas foram abertas em julho, ante uma no mesmo período no ano passado. Já em Nova Resende foram 11 aberturas em julho de 2023, passando para 23 no mesmo mês deste ano.
Cinco municípios da região registraram queda no número de estabelecimentos abertos nos dois períodos pesquisados. Destaque negativo para Claraval, que abriu apenas duas empresas no mês de julho deste ano, sendo que no mesmo período do ano passado foram cinco novos empreendimentos, o que corresponde a uma queda de 60%.
As cidades de Doresópolis (uma empresa), Jacuí (seis), Pratápolis (12) e São João Batista do Glória (17) mantiveram os números de abertura de novas empresas nos dois períodos pesquisados.
Em Passos, a Jucemg registrou a abertura de 229 novas empresas em julho deste ano, maior índice da região em números absolutos. No mesmo período do ano passado foram 210 novos negócios, o que corresponde em aumento de 9,05%.
O município concentra 30,22% de todos os empreendimentos abertos na região no mês de julho deste ano.
Já São Sebastião do Paraíso teve queda de 9,83% no número de empresas abertas, em comparação nos dois meses pesquisados. Em julho de 2023 foram 122 novos negócios, ante apenas 110 no mês passado deste ano.
Em Piumhi, os dados da Jucemg apontam em alta de 7,02%, com 57 novas empresas em julho de 2023, passando para a abertura de 61 no mês passado.
Segmentos
O setor de serviços corresponde em 67,02% do total de abertura de empresas em julho de 2024, com 508 novos empreendimentos na região.
A Jucemg registrou a abertura de 188 novas empresas no setor de comércio no mês passado, o que equivale em 24,8% do total nesse setor.
Já o setor de indústria, teve 62 novas empresas na região no mês de julho deste ano, correspondendo em 8,18% da totalidade nesse segmento.
Passos teve 150 empresas abertas no setor de serviços em julho deste ano, além de 73 novos empreendimentos no comércio e seis no setor de indústria.
Segundo a Jucemg, o munícipio concentra 29,52% do total de aberturas de empresas no ramo de serviços na região no mês passado. Passos concentra ainda 38,82% do total de empresas abertas na região no setor de comércio.
Os municípios de Bom Jesus da Penha, Capitólio, Claraval, Doresópolis, Pratápolis, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita não registraram a abertura de empresas no setor industrial em julho deste ano.
São Sebastião do Paraíso abriu 11 novas empresas em julho deste ano no setor industrial, sendo o município que mais abriu novos empreendimentos nesse segmento na região, o que corresponde em 17,74% da totalidade de empresas.
Doresópolis e Vargem Bonita também não tiveram empresas abertas no segmento do comércio pelo mesmo período.